CELPA ORIENTA SOBRE SEGURANÇA COM A REDE ELÉTRICA

NOVE FATALIDADES EM ACIDENTES ENVOLVENDO A REDE ELÉTRICA FORAM REGISTRADAS

Construções muito próximas a rede elétrica e o manuseio da fiação por pessoas não habilitadas costumam ser algumas das principais causas de acidentes envolvendo eletricidade. De acordo com a Celpa, juntando o ano passado mais o primeiro quadrimestre de 2016, foram sete acidentes em todo o estado do Pará relacionados às construções próximas à rede. Desse total, ocorreram três fatalidades. Já os acidentes motivados por cidadãos não habilitados manuseando a fiação foram responsáveis por seis ocorrências, todas elas fatais.

No caso das construções civis, a concessionária orienta que as edificações mantenham uma distância de, no mínimo, 1,7 metro da fiação elétrica. Em situações nas quais o imóvel possua dois pavimentos, com sacada, essa distância deverá ser de 3,0 metros. Já as placas de publicidade, onde periodicamente trabalhadores executam ações próximas à rede elétrica, a distância da fiação deverá ser também de 1,7 metros, no mínimo.

O risco de acidente nesses casos é grande, já que por um descuido a pessoa que está trabalhando pode ter algum contato ou até mesmo encostar algum material metálico na rede. Além disso, existe outro grande risco relacionado a determinados níveis de tensão em que não é necessário tocar na rede para levar uma descarga. Nessas situações, apenas a aproximação com a fiação já pode resultar em um grave acidente.

Conforme explica o executivo da área de segurança da Celpa, Alex Fernandes, a maioria dos acidentes poderia ser evitado se as pessoas tomassem as devidas precauções. “Uma das maiores causas desses imprevistos está ligada a execução de serviços muito próximos à rede, a exemplo de construções, reformas, pinturas e manutenção de fachadas. Outro fator determinante são os procedimentos relacionados ao furto de energia, onde, na maioria das vezes, pessoas não habilitadas entram em contato com a rede elétrica para realizar a fraude”, diz.

Ainda segundo o executivo, antes de se fazer qualquer construção, a pessoa responsável sempre deve verificar a localização da rede de distribuição de eletricidade e manter a distância. “Tomando todos esses cuidados podemos minimizar consideravelmente os números de acidentes provocados pela falta de atenção com a rede elétrica. E reforçamos que somente profissionais habilitados podem fazer procedimentos na fiação”, finaliza Alex. 

Confira algumas dicas de segurança para prevenção de acidentes:

– Evitar qualquer tipo de serviço próximo à rede elétrica.

– Nunca toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos nem os utilize em locais molhados;

– Não instale antenas de TV perto da rede elétrica;

– Sempre contrate um eletricista para realizar consertos nas instalações elétricas internas de sua residência.

– Faça uma revisão na rede elétrica a cada cinco anos;

– Jamais deixe aparelhos elétricos ao alcance de crianças;

– Não utilize benjamins e extensões improvisadas. Isso provoca sobrecarga e problemas nas instalações elétricas. Prefira extensão em paralelo.

Texto: Ascom/Celpa
Foto: Reprodução