Notícias

Círio das Graças – Número de fiéis deve dobrar

Igreja Matriz está pronta para receber a Santa e os fiéis
Igreja Matriz está pronta para receber a Santa e os fiéis

Desde o dia 16 que estão sendo realizadas Missas em comunidades rurais e bairros de Curionópolis, em favor da Nossa Senhora das Graças. A programação precede o grande Círio que será realizado no dia 27 deste mês dia em que foi decretada a Lei Municipal Lei 410/2005 que torna a Santa padroeira de Curionópolis. A partir do dia 23 se inciam as programações na Igreja Matriz, nesse dia o Pe Patrick de Parauapebas estará celebrando a missa.

Edson é devoto da Santa, morador de Curionópolis e um dos coordenadores das festividades para ele há uma grande expectativa: “Não só para os trabalhos em si para cada coordenação de cada pastoral mas também em poder levar esse momento de fé para toda comunidade local”, disse. Edison também explicou que os 9 Círios começaram em 2005, na época a paróquia era conduzida pelo Pe. Dionízio: “Nessa época o Conselho Paroquial decidiu o percurso, que na verdade é um percurso de penitência, celebração e oração”.
Com um mês em Curionópolis a irmã Zoeli, freira Filha do Amor Divino acredita que esse seja um momento muito forte para resgatar a fé das pessoas: “Com a programação do dia 16 até 27 as diversas pastorais estão programando as liturgias de forma interativa, dinâmica e com certeza irão atrair dezenas de fieis para o ato de devoção e fé a Nsa Sra das Graças”, comentou a madre.
O pároco deu ênfase ao ponto que taxou de crucial para se chegar aos fiéis: “A melhor forma é ir ao encontro deles, eles se sentem importantes quando visitados”, disse o padre Zeno. O Padre destacou ainda que ir a essas comunidades com intuito de ouvir, e não levar imposições é outra forma de agregar a comunidade católica: “Não vamos para impor liderança, mas escutar os anseios, dar o suporte necessário e assim agregar a comunidade”.
No dia 23 além da missa a comunidade terá também apresentação do Ministério de Louvor Som de Santidade de Marabá, a programação abre os trabalhos na Igreja Matriz. Já no dia 24 a programação começa ao meio dia com o Festival do Macarrão e bingo, as 19h30 acontece a missa com Pe. Joseildo de Marituba e em seguida apresentação do Ministério de Louvor Adora Som de Parauapebas.
O encerramento será no dia 27 com a procissão que começa as 18h00 saindo da comunidade Nsa. Sra. da Paz, no Bairro da Paz com destino a Igreja Matriz. “O percurso será segundo pela Rua Dom Emanuel, em seguida Rodovia PA-275, até a rua Açaí onde vamos até a Av. Carlos Santos, viramos na Rua Tucupi e seguimos até a Av. São Paulo até a Rua Ipê indo até a Igreja”, explicou Edson. “É importante ressaltar que nesse percurso acontecem algumas paradas estratégicas e também em virtude de algumas pessoas pagarem promessas a peregrinação é feita num período de até uma hora e meia”, disse.
O Bispo Dom Vital Corbelini celebra amissa de encerramento. Em seguida começa a programação social com apresentação da Princesa do Círio, concurso idealizado esse ano que está movimentando a comunidade e por fim show com Madre Rejane. Segundo os organizadores para a caminhada do Círio das Graças estão sendo esperadas cerca de 500 fiéis, numero expressivo em relação a anos anteriores.

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios