CMJ E SEMAS SE REÚNEM PARA GARANTIR ID JOVEM EM PARAUAPEBAS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Ainda neste semestre, os jovens de Parauapebas com idade entre 15 e 29 anos, de famílias com renda até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, começarão a ser orientados pela prefeitura a obter a Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, praticamente desconhecido na região apesar da grande importância para o grupo: é o documento que garante benefícios de meia-entrada aos jovens em eventos artístico-culturais e esportivos e ainda vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

A Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) é que está se empenhando para que a ID faça parte da vida dos jovens de Parauapebas, tendo como parceira a Secretaria de Assistência Social (Semas). “São milhares de jovens carentes em Parauapebas, que agora estão recebendo atenção do governo municipal. Jovens que não têm dinheiro para momentos culturais e de lazer, que não têm dinheiro para ficar gastando com transporte e que logo começarão a ser beneficiados com o ID”, frisa o coordenador municipal da Juventude, Rafael Ribeiro, que trouxe para Parauapebas

A convite da CMJ, o coordenador do Propaz Juventude, no Pará, Raimundo Rodrigues, esteve em Parauapebas para dar curso de capacitação aos servidores da coordenadoria sobre o programa, o que ocorreu na terça-feira, 18. 

Na manhã de hoje, 20, Rodrigues e Rafael Ribeiro se reuniram com o titular da Semas, Jorge Guerreiro, para conversar sobre a ID Jovem. Do encontro, participaram funcionários da secretaria e representantes do Conselho Tutelar.

“A minha vinda aqui é para convidar vocês para serem parceiros no intuito de assegurar que esse benefício chegue aos jovens do nosso Estado”, disse Raimundo Rodrigues, que prestou esclarecimentos sobre o benefício. Durante o encontro, ficou acordado que no próximo dia 23 de maio ocorrerá nova capacitação desta vez para as pessoas que vão operacionalizar o programa.

Ainda não há local definido, mas a capacitação deverá contar com a participação de representantes de municípios vizinhos. “É interessante que seja uma capacitação regional e que esse benefício possa chegar o mais breve possível aos nossos jovens. A ID Jovem só vem a somar”, destacou a secretária adjunta e diretora técnica, Suely Guilherme.

O secretário Jorge Guerreiro também ressaltou a importância da ID Jovem. “É um benefício de grande importância, pois precisamos dar mais assistência aos nossos jovens, que com a ID terão uma vida melhor no que diz respeito ao acesso a mais entretenimento”.

Rafael Ribeiro acredita que a parceria irá trazer grandes resultados para os jovens da região: “Nós estamos dispostos a assumir e levar essa bandeira. Sabemos que a responsabilidade e o desafio são grandes e não conseguiremos sozinhos, então precisaremos muito do apoio da Semas, do Ministério Público e dos conselhos para fazer com que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, frisou o coordenador da CMJ.

Identidade Jovem

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. Garante isenção da taxa do Enem.

O programa beneficia o jovem de baixa renda, estudante ou não, que precisa estar corretamente cadastrado no CAD Único, do Governo Federal, para obter a Identidade.

Texto: Antonio Fernandes/Hanny Amoras
Fotos: Jhonathan Felipe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Comente com o Facebook

Mais de