Conferencia de Assistência Social de Curionópolis

Plenária da Conferencia

A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, é a pauta da 9ª Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá de 24 a 26 de setembro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. E o primeiro passo são as Conferências Municipais como a que ocorreu na sexta-feira 09 em Curionópolis.

Organizada pelo Conselho de Assistência Social em parceria com Secretaria de Assistência Social – SMAS do Governo do Trabalho, que tem a frente a secretária Ângela Chamon, a Conferencia foi taxada de muito proveitosa para membros da sociedade organizada que estiveram presentes, como a estudante de Assistência Social e representante da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Yasmine Costa: “Eu gostei do debate e acho que teremos boas ideias para compartilhar na Conferencia Estadual”, disse a futura assistente social.

Com a presença da presidente do Conselho e coordenação de Sirley Rodrigues o evento conto ainda com apoio da assistente social do município Renata, que atende no  CRAS do Jardim Panorama. Lúcia Regina - Presidente do Conslho

Temas como os benefícios sociais do Governo Federal e a ações de dinamização dos Centro de Referência de Assistência Social – CRAS foram insistentemente debatidos, ao passo que sugeriu-se que além de termos em Curionópolis o CRAS, no caso dois, fosse efetivado também Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

O CREAS configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).

Coordenado pela Assistente Social, Lúcia Regina o evento teve participação de todos os assistentes sociais do Governo do Trabalho, membros da sociedade organizada da sede do munícipio e da zona rural, bem como representantes do Distrito de Serra Pelada.

Ao final do dia já com pautas em mãos os grupos escolheram os delegados que irão a Conferencia Estadual representando Curionópolis e levando as ideias e pautas para que sejam inseridas nas demandas que seguirão para Conferencia Nacional.

Os delegados de Curionópolis são, 1ª Yasmim Costa, representante da Assembleia de Deus Missão e 2º Romário Mendes representante da Casa da Benção, que acontecera em setembro.