CURIONÓPOLIS: COMERCIANTE DEIXA O PT PARA SER PRÉ-CANDIDATO NO PPS

Presidente do PT disse que o partido pretende manter candidatura própria, mas não descarta coligações
Presidente do PT disse que o partido pretende manter candidatura própria, mas não descarta coligações

Depois dois anos construindo uma história no Partido dos Trabalhadores – PT, o empresário Valdeir de Jesus, popular Valdeir do União, foi anunciado no sábado como pré-candidato a prefeito pelo Partido Popular Socialista – PPS. “A saída dele foi decisão própria e temos que respeitar”, disse Rony Pereira, presidente do Diretório Municipal do PT de Curionópolis.

A saída do comerciante do PT já vinha sendo anunciada e faltava apenas oficializar a decisão, ato concretizado no sábado às 16h no Encontro Regional do PPS. Encontro marcado pelo debate sobre a situação de Serra Pelada, uma vez que o presidente municipal do partido Edinaldo Aguiar é também o “atual presidente” da COOMIGASP, Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada.

Para o evento foram convidadas várias lideranças políticas do município e da região, além do Deputado Federal do PPS, Arnaldo Jordy que aprovou o nome do comerciante como pré-candidato do partido em Curionópolis.

Com a saída de Valdeir, o diretório do PT ira ser reunir dia 18 para decidir quem será pré-candidato do partido, uma que sigla pretende manter o trabalho em torno de uma candidatura própria: “Essa decisão será oficializada no dia 18 em uma reunião extraordinária convocada para deliberar o futuro do nosso partido”, comentou o presidente.

Conversas realizadas pelo PT com objetivo de fortalecer Valdeir do União, que deixou o partido e foi para o PPS
Conversas realizadas pelo PT com objetivo de fortalecer Valdeir do União, que deixou o partido e foi para o PPS

Sobre uma possível aliança com o PPS o presidente do PT disse: “É muito cedo pra dizermos que não existe essa possibilidade, porém até agora não fomos procurado por ninguém do PPS e o PT não pode ficar esperando por ninguém”. Rony disse ainda que o partido tem uma conversa boa com todos os pré-candidatos a prefeito e que o partido está analisando o cenário.

Para finalizar Rony surpreendeu ao dizer que: “O PT no município também não restrição de uma possível aliança com o DEM ou PSDB”. A união do PT com PSDB seria algo histórico em Curionópolis, no Brasil nas eleições de 2012 aconteceu em 113 dos 5.568 municípios brasileiros, isso porque nesses municípios era apenas candidatura única. No Pará único caso foi em no município de Piçarra onde o candidato a prefeito Wagne Costa Machado (PMDB) uniu ainda PT e PSDB na mesma coligação.

A equipe do R30 entrou em contato com a assessoria do pré-candidato e fomos informados que a equipe de Valdeir do União mandaria release sobre o evento de lançamento pelo PPS, mas até o fechamento da matéria não havia recebido o material.

Valdeir com Edinaldo Aguiar, presidente do PPS de Curionópolis
Valdeir com Edinaldo Aguiar, presidente do PPS de Curionópolis