Prefeito de Curionópolis participa de reunião com Ministro de Minas e Energia

O prefeito de Curionópolis, Adonei Aguiar, participou na manhã desta segunda-feira (24), de uma reunião em Brasília, com o ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima, para tratar de assuntos relacionados a produção mineral da região de Carajás.

Na reunião, foram abordados assuntos sobre os valores praticados do minério de ferro e o resgate das diferenças de tributos à recolher da mineradora Vale. Foi solicitado a estruturação da base da Agência Nacional de Mineração (ANM) de Belém para nível I, o que permitirá que o órgão atue com maior liberdade na fiscalização e análise de processos minerários em todo estado do Pará.

Durante 30 anos, apenas grandes mineradoras detiveram o direito de exploração na região. Por causa desse histórico, a mineração irregular se desenvolveu na região e essas atividades, sem a devida regulamentação, gera passivos ambientais e econômicos ao município. O prefeito destacou que a legalização das atividades para pequenos mineradores que atuam na região rural de Curionópolis, representa geração de emprego, renda e desenvolvimento.

Outro assunto abordado na reunião esteve relacionado à retomada da mineração no Garimpo de Serra Pelada. Atualmente a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Ministério de Minas e Energia, depende da regularização dos representantes da cooperativa.

Estiveram presentes na reunião, os senadores Flávio Bolsonaro e Zequinha Marinho, os prefeitos Darci Lermen de Parauapebas e Jeová Andrade de Canaã dos Carajás e representantes de pequenas mineradoras da zona rural de Curionópolis.