Deputado Federal volta a Serra Pelada nesse domingo, 25

dep-serra-pelada
Deputado Wandenkolk tem sido figura frequente entre os garimpeiros

“Que bom que você vai, pois é meu sogro tem 89 anos e ainda espera receber o dinheiro do garimpo, como sócio, tenho receio que ele não receba, ou melhor, não de tempo, desde quando o conheci ele fala desse provento. Um abraço deputado” Waldirene Santos.

O comentário acima é de uma internauta que usa rede social e comentou o post do Deputado Federal Wandenkolk Gonçalves – PSDB em que o parlamentar disse: “Este domingo estarei na Assembléia dos garimpeiros. Em homenagem, posto esta foto que foi tirada na década de 80 em Serra Pelada, pelo fotógrafo Sebastião Salgado. 50 mil garimpeiros extraíam ouro sem ajuda de nenhuma máquina”.

Nos últimos dois dias começou novamente o movimento de garimpeiros que deve participar do manifesto marcado para esse domingo 25, em Serra Pelada. A convocação foi feita por meio do site da Associação de Defesa dos Direitos dos Garimpeiros de Serra Pelada – ADEPAG, que é contrária a atual diretoria da Coomigasp.

O evento que promete ser pacífico chamou a atenção de autoridades e da empresa mineradora que já veiculou duas notas solicitando apoio do Estado para evitar um possível ataque ao projeto Serra Pelada fruto da parceria da Coomigasp com a empresa canadense Colossus Minerals.

Também na rede social Eliene Vieira disse: “A minha vida toda ouvir falar desse lugar, mas nunca tive oportunidade de conhecê-lo. Mas trago comigo a historia desse lugar, pois alguns dos meus familiares eram garimpeiros. E espero que se resolvam logo os assuntos pendentes que ficaram. Boa sorte!

A expectativa de garimpeiros que já estão na cidade é que mais de três mil ser reúnam na vila, para o evento que faz parte de uma maratona iniciada ainda durante a gestão de Gessé Simão, afastado da entidade pela justiça.