Deputado Gesmar articula diálogo pela melhoria da saúde em Parauapebas

O Deputado Estadual Gesmar Costa, sempre atento às demandas de sua região, articulou reunião entre o Secretário Municipal de Saúde de Parauapebas, o Sr. Coutinho e representantes da SESPA, entre eles, o próprio Secretário de Saúde, Sr. Victor Mateus. O promotor do Ministério Público, Sr. Hélio Rubens também esteve presente, porém por força de compromissos previamente agendados, não pôde permanecer a reunião toda.

Nesta reunião, foram discutidas várias questões relativas à saúde pública em nosso município, mas especialmente os procedimentos de média e alta complexidade, que demandam alto grau de recursos financeiros e de mão de obra especializada.

A SEMSA apresentou os números da demanda reprimida desses procedimentos em Parauapebas e seus custos operacionais. Através do Deputado Gesmar Costa, a SESPA comprometeu-se em auxiliar o município, inclusive com o compromisso de arcar com 51% dos custos relativos a essas especialidades em nosso município, desde que questões administrativas relativas a esse custo sejam sanadas, pois o “Custo Parauapebas” estaria muito acima do praticado nos outros municípios, inclusive Belém.

Além disso, a SESPA reafirmou o compromisso que o próprio Deputado Gesmar já havia feito em outras ocasiões, de mandar para nosso município, mais dez máquinas de hemodiálise. Para isso, aguarda que a SEMSA conclua a reforma do espaço onde os novos equipamentos deverão ser instalados.