Desafio dos 10 anos: O homem será substituído pela máquina?

Nas redes sociais fotos em família numa linha temporal de dez anos que mostra as mudanças sofridas ao logo do tempo, mas, uma imagem traz à tona uma reflexão muito comum nos dias atuais, afinal, o homem será substituído pela máquina?

Elizabeth Rhodes, diretora de pesquisa do projeto de renda básica universal da aceleradora de startups Y Combinator, ao site “Quartz” em um artigo para o portal Uol Tecnologia fez a seguinte reflexão: “Se a tecnologia eliminar trabalhos ou trouxer mais insegurança profissional, cada vez mais pessoas não conseguirão cuidar de suas despesas básicas”.

Pois bem o Repórter30 fez uma analogia entre o desafio dos dez anos com a sensação de incerteza quanto ao mercado de trabalho gerada pelo avanço da tecnologia que cada vez tem mais máquinas que homens em campo.

Na imagem abaixo um trabalho de filmagem aérea mostra os dois “lados da moeda”, na parte superior podemos entender a quantidade de recursos humanos aplicados a atividade, listando a torre de controle com seus operadores, o piloto e o cinegrafista, de forma empírica é possível deduzir que pelo menos de três a quatro pessoas estão envolvidas no trabalho.

Já na parte inferior da imagem apenas um Drone possivelmente pilotado por uma pessoa fazendo o mesmo trabalho de filmagem aérea sem uso de torre de controle, sem necessidade de piloto, o que leva a crer que esse serviço foi executado por apenas uma pessoa.

Confira a imagem postada nas redes sociais