Eldorado dos Carajás: “Recebi o município sucateado”, diz Francis Lopes

Francis Lopes de Sousa (PSD)  assumiu a vaga de prefeito  de Eldorado dos Carajás, devido a Juíza de Direito da Comarca de Curionópolis. Dr. Priscila Mamede Mousinho, ter acatado o pedido do Ministério Público, de afastamento do então Prefeito, Divino Alves Campos (PPS), por Improbidade Administrativa.

O Prefeito Francis, fez ontem por volta de 8:30h, uma grande reunião com os funcionários do prédio da Prefeitura Municipal de Eldorado dos Carajás, onde fez questão de deixar claro, que os funcionários são funcionários da Prefeitura e não funcionários do Prefeito afastado e que precisava desse profissionalismo por parte também dos funcionários.

IMG_3001

“Não podemos aceitar um comando externo. O município não pode pagar por erros do prefeito afastado, eu preciso tomar conhecimento de algumas notas fiscais, se já foram empenhadas. Preciso de imediato empenhar, liquidar, pagar uma nota do Comercial Brasil para que liberem, para o município voltar a fazer compras para fazer alimentação no hospital, vocês também tem responsabilidades para com os munícipes de Eldorado dos Carajás. Preciso, da colaboração dos profissionais que estão a frente das pastas,  para que o município possa andar,”. Prefeito Francis.

Depois dessa conversa com os funcionários e uma calorosa salva de palmas, Francis foi, recebendo abraços e declarações de apoio por parte dos funcionários. Algumas salas que até então não tinham chaves para abrir, foram todas abertas.

IMG_3047
Prefeito Francis Lopes, iniciou as visitas pela contabilidade

Começando pela contabilidade, Francis deu início a sua andança pelos departamentos da prefeitura.

O prefeito foi visitar o Hospital Municipal se deparou com a realidade da única ambulância em funcionamento no município, macas enferrujada, banheiros quebrados e segundo Francis hospital estava sem alimentação para os pacientes desde Novembro do ano passado.

Única ambulância funcionando em Eldorado dos Carajás
Única ambulância funcionando em Eldorado dos Carajás

Depois da visitar o hospital e conversar com alguns funcionários e pacientes o prefeito foi visitar a secretaria de obras.

IMG_3321
Várias ambulâncias paradas por falta de peças.

“Encontrei o município de Eldorado dos Carajás com muitas dificuldades, hospital sem alimentação, hospital com telefone cortado, ambulância em péssimo estado e sem abastecimento, maquinário da secretaria de obras todo quebrado, só temos uma caçamba e uma retroescavadeira funcionando, falta de iluminação publica, muitas dívidas, ou seja, o município esta sucateado.” Desabafa o Prefeito Francis.

IMG_3253

Ainda segundo o prefeito, a empresa que ganhou a licitação para fornecimento de peças para os veículos da prefeitura, cortou o fornecimento por falta de pagamento.

IMG_2984“Peço a população o apoio, moro aqui a 24 anos, todos sabem do meu perfil, sabem do meu comportamento, sabem que sou um homem ético e direito nesse município. É com esse comportamento que quero administrar o município até que saia a decisão judicial, posso estar 90 dias, posso estar antes ou posso tirar o restante do mandato. Cabe a justiça decidir. Quero assegurar a população que estou tomando conta das finanças pública e que em nenhum momento vou usar de má fé, vou aplicar bem o recurso público, vou trabalhar com transparência no município, todos sabem que sou de movimentos sociais, sempre trabalhei com responsabilidade e transparência em tudo que assumi e não vai ser diferente agora à frente da gestão do município. Me sinto com maior responsabilidade, mas não me sinto maior que nenhum cidadão.”

Fonte: Fotos – John Jessé / Agência R30