FRAUDE: IBOPE RESPONDE QUE NÃO REALIZOU PESQUISA EM CURIONÓPOLIS

ibop-resposta-2
Resposta do IBOPE

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – IBOPE respondeu o questionamento de um Partido de Curionópolis a respeito do resultado de duas ‘pesquisas’ supostamente realizadas pelo Instituto no período de 06 a 12 deste mês e outra de 13 a 15.

Segundo as imagens possivelmente fraudulentas, na primeira pesquisa dos dias 06 a 12, 200 eleitores teriam sido entrevistados pelos pesquisadores e respondido a seguinte pergunta: Se a eleição para prefeito de Curionópolis fosse hoje, em qual desses candidatos você votaria ou não votaria? O gabarito está dividido em Intensão de Votos e Não Votaria/Rejeição.

Números das pesquisas fraudulentas. Nomes foram preservados
Números das pesquisas fraudulentas. Nomes foram preservados

Na segunda ‘pesquisa’ divulgada também em rede social agora além do IBOPE cita a Rede Liberal e os resultados das duas são extremamente desconexos apesar de terem sido feitas praticamente no mesmo período.

Nas imagens divulgadas de forma maciça nas redes sociais uma não consta o registro da pesquisa, na outra oque parece ser um número de registro não tem nenhuma confirmação pelo Cartório Eleitoral.

Segundo resolução do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, “o registro deve ocorrer com antecedência mínima de cinco dias de sua divulgação”. Ainda segundo a resolução, a partir de 1º de janeiro de 2016, as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública sobre as eleições ou candidatos, para conhecimento público, serão obrigadas a informar cada pesquisa no Juízo Eleitoral.

Nas imagens é possível perceber o ‘trabalho grosseiro’ com que foi produzido o material, que claramente expressa a intensão de induzir os eleitores a determinados candidatos. Pela inverdade da pesquisa e falta de registro não deixamos que os nomes dos pretensos candidatos ficassem a mostra.