Hospital Yutaka Takeda abre inscrições para a primeira turma do curso de cuidador de idosos em Parauapebas

A capacitação é parte de uma experiência desenvolvida pela Pró-Saúde, responsável pela gestão da unidade. São 35 vagas e as inscrições acontecem a partir do dia 9 de novembro

O Hospital Yutaka Takeda (HYT), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Parauapebas, no sudeste do Pará, promove o primeiro curso de cuidador de idosos realizado por profissionais da unidade.

Serão 35 vagas e as inscrições acontecem de 9 a 20 de novembro. O curso será realizado de forma presencial no Plenarinho da Câmara Municipal. Para se inscrever é necessário ser maior de idade e ter o ensino fundamental completo.

Para o diretor Hospitalar Marcos Silveira, a iniciativa apresenta uma nova possibilidade de renda para a população de Parauapebas, além de promover os cuidados da pessoa idosa. “O tema é de extrema relevância, principalmente em um país onde a população idosa está aumentando”, ressaltou.

Voltado para pessoas com baixa renda, o curso é gratuito e tem duração de uma semana, totalizando 40 horas semanais. As aulas serão ministradas por uma equipe multiprofissional que atua no próprio Yutaka Takeda, composta por enfermeiros, médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, odontólogo, assistente social e nutricionista.

Priscila Rodovalho, coordenadora do curso e enfermeira do Núcleo de Educação Assistencial (NEAS), comemora a iniciativa da Pró-Saúde para a população de Parauapebas. “Os alunos serão preparados para atender ao idoso em muitas de suas necessidades básicas, como atenção redobrada em relação a sua alimentação, locomoção, atividades físicas, controle de medicamentos, entre outras ações.

Saiba como se inscrever

O período das inscrições será de 9 a 20 de novembro. É necessário ser maior de idade e ter o ensino fundamental completo.

Locais de inscrição:

– Recepção do Pronto Atendimento (PA) do Hospital Yutaka Takeda, localizado na Rua G, nº 316 – Bairro União.

– Recepção do Hospital Yutaka Takeda, na avenida Karaja, S/N, Serra dos Carajás.

O curso acontecerá de forma presencial, das 8h às 18h, no Plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas.

Qualidade assistencial reconhecida nacionalmente

Construído pela Vale em 1986, o Hospital Yutaka Takeda é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997.

Durante a gestão da Pró-Saúde, a unidade conquistou com a certificação Nível 3 – Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A certificação reconhece que a unidade atinge padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial dedica aos pacientes, colocando o Yutaka Takeda entre as melhores práticas hospitalares do Brasil.

O hospital também foi a primeira unidade de saúde no país certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.

A unidade conquistou ainda o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), e o recebimento do reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).