LANÇAMENTO DO LIVRO “A HISTÓRIA DE PARAUAPEBAS – FORÇA E TRABALHO EM CARAJÁS”

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Capa do Livro do Dr. Miguel ReisO oftalmologista Miguel Reis lançou na noite de quinta-feira (30) na Praça de Alimentação do Center Cidade Nova, em Parauapebas, o livro “A História de Parauapebas – Força e trabalho em Carajás”. O evento contou com a presença do prefeito do município, Valmir Mariano; dos secretários de Cultura, Marcelo Costa, e de Desenvolvimento Econômico, Wander Nepomuceno; do ex-secretário de Cultura, Chico Brito, da vereadora Edilei, de Curionópolis; da presidente em exercício da Academia Parauapebense de Letras, Terezinha Guimarães; a esposa dele Lídia Reis; do irmão do autor do livro, Dr. Hipólito Reis, além de parentes e amigos.

Todos os convidados elogiaram o lançamento da obra e destacaram a importância do livro para o município, já que agora as pessoas têm uma fonte segura sobre toda a origem da criação de Parauapebas.

Ao agradecer a presença de todos,  o Dr. Miguel Reis falou detalhes do livro, disse como surgiu a ideia de escrever a obra; lembrou de seu pai, o também escritor Pedro Cláudio, já falecido, que era chamado carinhosamente de PC Reis e agradeceu a todos que direta ou indiretamente colaboram para a elaboração e edição de “A História de Parauapebas”.

– Estou muito feliz por este momento. Foi um duro trabalho de pesquisa, feito com muita dedicação e carinho. Espero com isso estar contribuindo com a verdadeira história de nossa cidade, disse ele, ao lembrar que a obra  trata de “um resumo baseado em pesquisas sobre a origem, fundação e desenvolvimento de Parauapebas, buscando dar sentido às sequências de fatos que resultaram no que é hoje o município”.

Ainda de acordo como autor, “o livro mostra os caminhos percorridos pelos exploradores, migrantes, aventureiros, a história indígena na região, o progresso e suas qualidades e desvirtudes, não com a arte acadêmica de um historiador, mas com o fascínio de um estudioso e pesquisador das coisas da nossa gente”.

O livro tem prefácio de Demóstenes Miguelino Braga, Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo. “O importante, todavia, é que Miguel Reis condensou de forma clara, com requintes de obra literária, o que parecia impossível de modo didático e agradável, dando-lhe valor de leitura obrigatória a quem deseja conhecer e ter orgulho de Parauapebas, desde sua condição de vila até o presente promissor”, diz o desembargador Demóstenes Miguelino Braga em sem prefácio.

O autor

O piauiense Miguel Ângelo Braga Reis é médico oftalmologista, a exemplo do irmão, Hipólito Reis. É especialista em oftalmologia, membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Membro da Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa.

Por: Lima Rodrigues

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Comente com o Facebook

Mais de