Ministro Helder Barbalho assina convênio para modernização do Mercado de Peixe

O investimento do Ministério da Pesca e Aquicultura da ordem de R$1,5 milhão, vai possibilitar a oferta de melhores condições de trabalho tanto para quem descarrega quanto para quem compra o pescado

O ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, esteve ontem (10), no município de Vigia de Nazaré, nordeste do Estado. Junto com o prefeito da cidade, Mauro Alexandre, o ministro assinou o convênio  para modernizar e adequar o Mercado de Peixe no município. Helder esteve acompanhado do Secretário de Infraestrutura e Fomento do MPA, Eloy de Sousa, do diretor de pesca industrial do Ministério, Mutso Asano Filho, o senador Paulo Rocha, além dos deputados federais Simone Morgado, Beto Faro e Eder Mauro, os deputados estaduais Ozorio Juvenil, Francisco Melo (Chicão) e Soldado Tercio prefeitos e vereadores da região.

Mercado_de_Peixe_de_VigiaO investimento do MPA da ordem de R$1,5 milhão, vai possibilitar a oferta de melhores condições de trabalho tanto para quem descarrega quanto para quem compra o pescado. Segundo o prefeito Mauro Alexandre, a Prefeitura começou a desenvolver o projeto e o Ministério da Pesca e Aquicultura atendeu de imediato o pedido. “A assinatura do convênio é de grande importância para toda a população vigiense, porque vamos fazer com que o município, que logo irá completar seus 400 anos, ganhe realmente um Mercado estruturado dentro de uma cidade que é um dos maiores polos pesqueiros do Pará. A modernização do Mercado, sem dúvida, irá reforçar e otimizar a cultura da pesca local”, afirmou.

Vigia é um dos maiores entrepostos pesqueiros do Estado, a 100 quilômetros da capital, o município recebe diariamente toneladas de pescado que chegam do alto-mar e abastecem não só o Pará, mas também Estados como Maranhão e Pernambuco. Para Nilson Roberto, que trabalha há mais de 40 anos no local, a reforma já era um sonho antigo de todos os pescadores. Este mercado faz mais de 60 anos que foi construído e já estava na hora de receber melhorias. É muito gratificante saber que logo vamos ter um espaço digno de trabalho”, disse o pescador emocionado.

Mercado_de_Peixe_de_Vigia_3Esta é a primeira visita do ministro em seu Pará após ter assumido a pasta do MPA, há cerca de uma semana atrás. Helder visitou as instalações do mercado e foi bem recebido pelos moradores locais. O comerciante Jefferson Rodrigues, 45 anos, relatou que se sente honrado em receber um ministro em sua cidade e  principalmente por ele ser do Pará. “Me sinto valorizado, e tenho certeza que minha cidade também em receber um ministro do Pará, ainda mais vendo de perto que ele está de fato preocupado com as melhorias do nosso Estado. Minha expectativa é que ele continue trabalhando pelo nosso país e principalmente pelo Pará”.

Em seu discurso, o ministro destacou a importância da valorização da pesca em Vigia. “É uma grande satisfação logo na primeira semana à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura poder trazer recursos pro meu Estado e atender um pleito antigo do município de Vigia, que acabada de completar 399 anos. O mercado da segunda cidade em produção pesqueira do Pará necessitava desta reforma. Sem duvida alguma será um grande beneficio para garantir condições de higiene sanitária, e a cima de tudo um ambiente de abastecimento para aqueles que vivem da pesca e cuidam de toda esta região do salgado”, afirmou o ministro.

Pescadores ganham autorizações de pesca em Bragança

 Ainda no sábado, o ministro seguiu com sua comitiva para o município de Bragança, também no nordeste do Estado, para realizar a entrega de autorizações de pesca aos pescadores da cidade. A entrega aconteceu no auditório do IFPA e contou com a presença de diversas autoridades etoda a comunidade pesqueira da cidade.
FONTE: MPA – Ministério da Pesca e Agricultura