PARÁ ENCERRA PARTICIPAÇÃO NAS PARALIMPÍADAS ESCOLARES COM 56 MEDALHAS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Com a conquista de 56 medalhas, o Pará encerrou nesta sexta-feira (25) sua participação nas Paralimpíadas Escolares 2016, realizadas no Anhembi Parque, na cidade de São Paulo (SP), de 22 a 25 de novembro. Neste ano, a participação dos atletas paraenses na competição já é considerada uma das melhores, com 19 ouros, 22 pratas e 15 bronzes, colocando o Estado no quinto lugar no ranking dos ganhadores de medalhas e em sétimo na classificação final por pontos, com 226. Exibindo suas medalhas, os estudantes aproveitaram a festa de encerramento.

"Estou muito feliz e orgulhosa por ele. Acompanho desde muito cedo as atividades esportivas e sempre estou na torcida", celebrou Geisy Aleixo, mãe do atleta Gustavo Aleixo.
“Estou muito feliz e orgulhosa por ele. Acompanho desde muito cedo as atividades esportivas e sempre estou na torcida”, celebrou Geisy Aleixo, mãe do atleta Gustavo Aleixo.

No último dia de competição, um dos destaques foi a conquista da prata na modalidade bocha, classe BC1, por Gustavo Aleixo, que enfrentou na final o atleta de Mato Grosso do Sul. O estudante disse que estava muito nervoso, mas que tentou segurar a emoção. “Muita emoção e nervosismo. Não consegui o ouro, mas estou muito orgulhoso de ter ido para a final. Irei treinar muito mais porque quero ser ouro no próximo ano”, afirmou Gustavo Aleixo, que conquistou a medalha de bronze no ano passado. Os atletas são acompanhados pelas professoras Kellem Machado e Gisane Rodrigues, ambas do Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc (NEL).

A mãe de Gustavo assistiu a final da bocha e vibrou com cada ponto que o filho conquistou. A bocha é uma modalidade disputada por atletas que têm muita dificuldade de locomoção, por isso precisam estar acompanhados de suas mães, que acabam se incorporando à rotina das competições. “Eu estou muito feliz e orgulhosa por ele. Acompanho desde muito cedo as atividades esportivas e sempre estou na torcida. O Gustavo se desenvolveu muito com o esporte, e melhora a cada dia. Vai conseguir outras medalhas, tenho certeza”, declarou Geise Aleixo.

Leonam de Souza Araújo (c) foi destaque no atletismo com a conquista de duas medalhas - prata no salto em distância e ouro na prova dos 100m, na classe T11, para cegos
Leonam de Souza Araújo (c) foi destaque no atletismo com a conquista de duas medalhas – prata no salto em distância e ouro na prova dos 100m, na classe T11, para cegos

Destaques – Leonam de Souza Araújo foi destaque no atletismo com a conquista de duas medalhas – prata no salto em distância, atingindo a marca de 2m22cm, e ouro na prova dos 100 m, na classe T11, para cegos. “Estou muito emocionado com essas conquistas. É meu primeiro ano de competição e espero conquistar mais medalhas pelo Estado”, disse ele, que é aluno da Unidade de Ensino Especializada José Álvares de Azevedo, em Belém.

O atleta-guia de Leonam, Alexandro dos Santos, também destacou a conquista. “Depois de muitos treinos estamos colhendo os resultados. Já trabalho como atleta-guia há quatros anos, e tento passar minha experiência para o Leonam, para ajudá-lo em tudo que for preciso”, contou.

O município de Barcarena também foi bem representado por seus 13 atletas. A estudante Adriane Minas, 16 anos, conquistou uma medalha de ouro e duas de prata, sendo um dos destaques da competição. Em 2015 ela ganhou três medalhas. “Minha família sempre me apoiou muito, meus pais me incentivam. Adoro esporte!”, garantiu a campeã.

A natação do Pará ficou com o 3º lugar geral e o judô com o 4º lugar geral na competição, com um ouro da atleta Emille Batista Vale, uma prata e um bronze de Larissa Oliveira e um bronze de Dayane Sousa, todas atendidas pela Unidade José Álvares de Azevedo.

No tênis de mesa o Pará conseguiu quatro medalhas – duas de prata, com os atletas Daniel Moraes e Sara Araújo, e uma de prata e duas de bronze com a dupla Daniel Moraes e Marlisson Henrique.

Por Eliane Cardoso

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Comente com o Facebook

Mais de