PARAUAPEBAS – FEIRANTES A DEIXARÃO FEIRA DO PRODUTOR

IMG_8499
Feirantes lotaram a plenária da Câmara Municipal

Depois de exaustivas reuniões com discussões calorosas, finalmente os 233 feirantes que insistem em permanecer nas antigas instalações da Feira do Feira, Bairro Cidade Nova, em Parauapebas, foram convencidos a deixarem o local.

O encontro, com mais de 100 feirantes, ocorreu na tarde desta quarta-feira (14) no Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores, com as presenças de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; Ministério Público e Defensoria Pública.

O Legislativo foi representado pelos vereadores Ivanaldo Braz (presidente), Maridé Gomes (vice-presidente), Zacarias Marques (líder do governo), Charles Borges (membro da comissão de feirantes), Antônio Massud, Eliene Soares, Teca Gonçalves, Joelma Leite e Ivaniti Barrão.

Ao iniciar a reunião, o juiz de direito Líbio Araújo Moura fez questão de afirmar que a decisão de remoção dos pequenos comerciantes que ocupam a Feira do Produtor era de responsabilidade do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, cabendo à Prefeitura e Câmara Municipal a missão de acomodar os feirantes em local adequado, dotado de estruturas com boxes, serviços de transporte público e outros benefícios.

No calor das discussões, foi perguntado aos feirantes presentes na reunião quais os que gostariam de ser removidos para o Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP), no Complexo Altamira, e os que preferiam ir para as instalações do Mercado Municipal, no Bairro Rio Verde. A maioria votou para ser removida para o Mercado.

Ao usar a palavra, os vereadores Ivanaldo Braz e Zacarias Marques informaram aos presentes que os feirantes, previamente cadastrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), deverão ser transferidos gradativamente para o Mercado Municipal até o final do ano.

Noutra oportunidade, conforme foi informado, serão transferidos da área os comerciantes que se encontram instalados nos setores denominados “Costa pra Rua” e “Pé Inchado”. O objetivo é reurbanizar a área de entorno da antiga Feira do Produtor, dotando o setor de espaço de lazer, cultura ou vias de acesso de veículos.

Texto e fotos: Waldyr Silva – Ascom/CMP