Prorrogadas inscrições para o “Arte em Cores” no Pará e Maranhão

Artistas visuais interessados têm até às 18 horas do dia 17 de abril para se inscreverem na quarta edição do projeto

 O projeto Arte em Cores anuncia novo prazo de inscrição para sua 4ª edição, que vai selecionar 50 artistas visuais para a produção de pinturas murais em cidades do Pará e do Maranhão. Os interessados devem ter idade mínima de 16 anos e podem se inscrever até às 18 horas do dia 17 de abril, quarta-feira, pelo formulário no link linktr.ee/arteemcoresmove e na bio do perfil instagram.com/arteemcoresmove. A iniciativa conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

No Pará, serão selecionados 25 artistas visuais que devem ser residentes em uma das seguintes cidades: Água Azul do Norte, Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Ourilândia do Norte, Parauapebas e Tucumã. Já no Maranhão, também serão 25 artistas e as cidades contempladas são: Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Arari, Bom Jesus das Selvas, Bacabeira, Buriticupu, Igarapé do Meio, Pindaré-Mirim, Santa Inês e São Pedro da Água Branca. A partir da utilização de técnicas mistas de pintura, com ênfase no graffiti, cada participante produzirá um painel em espaço público.

Serão 25 obras individuais no Pará e 25 obras individuais no Maranhão. Além de valorizar o talento único de cada artista, o Arte em Cores também incentiva a criação em equipe e realizará dois painéis coletivos: um em Canaã dos Carajás, no Pará, e outro em Bacabeira, no Maranhão. Ao todo, serão 52 obras transformando as paisagens paraenses e maranhenses.

Bino Sousa é artista de Marabá, no sudeste do Pará, e já participou em duas edições do Arte em Cores. Ele destaca a liberdade criativa dada pelo projeto para evidenciar a arte genuína. “O Arte em Cores proporciona um momento íntimo do artista com sua própria arte. Poder criar algo, poder pintar algo, para ele mesmo, sem toda a questão comercial, que também é importante, mas dando ênfase à criação. Isso é importantíssimo para nós, artistas”, explica.

Os artistas visuais selecionados terão acesso a um conjunto de videoaulas sobre técnicas e linguagens artísticas, além de receberem monitoria remota. Para a produção dos painéis, serão destinadas premiações e ajudas de custo. Ao final do projeto, fotografias das obras produzidas serão expostas na Galeria Virtual do Arte em Cores, ampliando a visibilidade dos trabalhos e de seus respectivos autores para diversos públicos.

André Amparo, coordenador do projeto, afirma que “além dos espaços urbanos ganharem novas perspectivas, os artistas passam a ser mais conhecidos e valorizados em suas cidades e regiões. Isso gera emprego e renda. As obras produzidas em espaços públicos e também exibidas na Galeria Virtual fortalecem contatos e geram convites para que os artistas produzam novos trabalhos. O resultado final do Arte em Cores acaba sendo muito maior do que somente a produção artística, tendo reflexos em vários outros aspectos ao longo do tempo.”

Trajetória de valorização da arte urbana

Desde 2020, o Arte em Cores dedica-se a conectar pessoas e visibilizar o talento e a criatividade de artistas visuais do Maranhão e do Pará, bem como promover ações de capacitação e estimular a economia criativa. Ao longo de três edições, 175 artistas foram beneficiados e, além dos trabalhos individuais realizados em diversas cidades de ambos os estados, 7 grandes murais coletivos já foram produzidos em Açailândia (MA), Alto Alegre do Pindaré (MA), Buriticupu (MA), Belém (PA), Marabá (PA) e Parauapebas (PA). A Galeria Virtual do Arte em Cores reúne fotografias de todas as obras já realizadas, em uma exposição online que amplia o acesso à produção artística. Em 2024, o projeto chega à sua quarta edição, dando continuidade ao histórico de sucesso na valorização da arte urbana. O Arte em Cores é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio do Centro Cultural Tatajuba e realizado pelo Ateliê 22 e Ministério da Cultura – Governo Federal.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

SERVIÇO

Arte em Cores  edição  Pará e Maranhão

Inscrições: até 13 de abril de 2024, via formulário linktr.ee/arteemcoresmove Informações pelo whatsapp: (99) 99167-1734

Acesse o site e redes sociais do projeto: arteemcores.art.brinstagram.com/arteemcoresmovefacebook.com/arteemcoresmove