2° Encontro de Crespas e Cacheadas de Jacundá

O evento acontecerá no dia 11 de novembro das 18h às 00hs na praça central do município e é aberto ao público geral. Na oportunidade acontecem debates sobre racismo, preconceito, empoderamento feminino, lutas diárias, dicas de como cuidar do crespos e cacheados, entre outros temas.

No evento ainda acontecem venda de artesanatos por artesãs da cidade, dança, música, maquiagem, desfiles, infantil e adultos além de contar com comidas e lanches.

Algumas das participantes do grupo

O encontro é realizado pelo grupo intitulado Liberdade Capilar que usa o slogan: “O slogan Solte seu cabelo e prenda o preconceito”. Grupo foi criado por Débora Gonçalves com intuito de ajudar meninas que sofriam por não aceitar seu tipo de curvatura capilar e conta com mais de 100 participantes, número vem crescendo.

“Como já passei e passo muito por isso, resolvi lutar com elas e para elas”, comentou Débora que completou: “Passei pelo meu primeiro alisamento com 7 anos, por causa de ofensas dentro da escola. E desde então só alisava por causa dos amigos”, lembra a criadora do grupo.

Segundo Débora o resultado foram vários problemas de auto estima: “Com 23 anos decidi que iria parar. Essa decisão só veio quando me dei a oportunidade de estudar sobre minhas raízes, meus antepassados, a luta do negro, o preconceito, a sociedade, a diversidade cultural” ressaltou.

Segundo a organizadora ano passado o evento foi realizado na força, garra e coragem de todas as envolvidas para mostrar sua representatividade. Praticamente sem apoio e patrocínio. “Mas este ano contamos que a parceria seja bem melhor e que entendam e apoiem a nossa luta” finalizou.