Repórter30 visita Projeto Esperança

A visita realizada na quinta-feira dia 20 de junho foi para conferir o belo trabalho realizado pelo projeto que atende crianças e adolescentes no bairro Primavera em Parauapebas. No dia da visita estava acontecendo a oficina de encerramento das atividades o primeiro semestre de 2018, na oportunidade os atendidos estavam realizando atividades esportivas e de artesanato.

O projeto surgiu de uma ação que aconteceu no dia 27 de novembro de 1996, onde um grupo de jovens da comunidade São Raimundo no bairro Primavera viram a necessidade de ter mais pessoas participando da catequese, assim tiveram a ideia de convidar algumas crianças e adolescentes que moravam próximo a comunidade para jogar bola, atendendo ao convite se reuniram em um campo de futebol, antes da bola fizeram uma roda de conversa onde aproveitaram para resgatar as aptidões religiosas tendo resultado positivo.

O padre Jacó, vigário da Paroquia São Sebastião, visitou os jovens e tanto gostou que passou a ajudar, a partir daí foi só aumentando o número de meninos. Em uma das visitas de don Roberto ao Brasil o padre Jacó o convidou para conhecer o movimento que fazia esse grupo de Jovens, a partir desse momento don Roberto também passou a acompanhar e dar total apoio as ações dos jovens.

Com o passar do tempo ouve um grande aumento do número de participantes surgindo a necessidade de um espaço maior, don Roberto pediu ao grupo que procurasse um lugar onde os trabalhos pudessem ser melhor executados, os jovens encontraram e Don Roberto comprou a área onde hoje funciona o projeto surgindo assim o PROJETO ESPERANÇA.

Um dos alicerces desse projeto foi o padre Luizão que também abraçou a causa e se manteve presente, outra grande contribuinte foi Gildete Pratis e Maria José Marciel que esteve presente desde as primeiras reuniões, o primeiro contato com os pais e vem desenvolvendo até hoje um trabalho exemplar a frente da instituição, além de diversos outros nomes que passaram pelo projeto e ajudaram a transformar inúmeras vidas.

Hoje a instituição disponibiliza cursos de croché, bordado, desenho, pintura, caraté, informática, teatro e música com os instrumentos de bateria, violão, guitarra, saxofone e aula de canto, além do tão amável futebol, beneficiando hoje mais de 100 crianças e adolescentes.

Esperança conta com o apoio das Comunidades Italianas, através do don Roberto, empresas privadas e Prefeitura Municipal de Parauapebas (PMP), e em 2013 entrou para grupo Criança Esperança da rede Globo.

Release histórico: Samara Guimarães
Fotos: Repórter30