SERRA PELADA – Interventor convoca Assembleia, mas não será para eleição

Marcos Alexandre - Interventor
Marcos Alexandre – Interventor

A intervenção da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – COOMIGASP, publicou o Edital de Convocação para uma Assembleia Geral Extraordinária – AGE, para o dia 10 de agosto, contudo, essa ainda não será a Assembleia de Eleição dos Conselhos de Administração e Fiscal como esperavam algumas lideranças.

Sendo esta a primeira Assembleia convocada por Marcos Alexandre, interventor judicial, 6.427 sócios da cooperativa foram convocados para aprovação da única Ordem do Dia que será a Reforma do Estatuto Social da entidade.

Mas afinal o que é Estatuto Social? O Estatuto Social é o equivalente ao “contrato social” que as sociedades anônimas (S.A) devem redigir e registrar no cartório. Onde os sócios devem fixar suas responsabilidades, deveres e direitos, valor do capital social da sociedade, administrador, direito de retirada etc … É o documento que dá origem à sociedade e que a rege durante seu funcionamento.

Trocando em miúdos é o Estatuto Social que rege e dá limites para tudo que acontece dentro de uma entidade como a COOMIGASP. A reforma do Estatuto Social da cooperativa abre precedentes para alterações que podem mudar completamente o comportamento da entidade. Até o momento não sabemos ao certo quais serão essas reformas, mas é possível que as atuais delegacias sejam afetadas por essa alteração.

Já a eleição esperada para o dia 10 de agosto, deve acontecer no dia 21 setembro, uma vez que o Edital que convoca a Assembleia de Eleição deve ser publicado dia 15 de agosto. Abaixo a íntegra do Edital. Clique para ampliar.edital