Notícias

SERRA PELADA: Série de Reportagens – Dinheiro da Caixa Econômica

Desde que assumiu a intervenção Marcos Alexandre ouviu falar sobre o dinheiro que estaria na Caixa Econômica, porém dentro da cooperativa não há um documento que faça menção desse valor segundo ele. Ou seja, para quem não conhece esse processo desde o início ele é duvidoso, existe ou não existe esse dinheiro na Caixa Econômica? Indaga o interventor.

Segundo Marcos Alexandre a intervenção foi atrás dessa resposta e chegou até os advogados responsáveis pelo processo, um deles o Dr. Sergio Couto, que gentilmente repassou todas as informações sobre o processo e a ação de pedido de desbloqueio desse valor, ou seja, o dinheiro na Caixa Econômica existe sim, segundo a intervenção.

marcos-alexandre
Marcos Alexandre – Interventor da Coomigasp

marcos-alexandre“Uma informação muito importante, porque esse valor não foi liberado a 32 anos? A resposta é simples, porque a cooperativa nunca teve credibilidade perante os órgãos federais, hoje a intervenção tem dentre outras essa obrigação da início ao resgate dessa credibilidade ou começar a construir isso junto aos órgãos competentes e a sociedade”, explicou o interventor.marcos-alexandre

marcos-alexandreOutra informação repassada na entrevista é que, ainda que esteja em intervenção esse valor não será liberado tão rapidamente. “Ainda é importante informar que sendo esse valor liberado a Caixa Econômica não fará o repasse direto para  COOMIGASP sem que se tenha segurança que esse valor será aplicado diretamente para o garimpeiro, então com certeza teremos que apresentar projetos, um formato de aplicabilidade desse valor para que a instituição venha enfim fazer a liberação do valor”, explicou.

Uma curiosidade obtida na entrevista, segundo o interventor a ação não fala em valor, ou seja, os 600 milhões de reais que se fala é uma estimativa podendo esse valor variar, mas a intervenção crer que seja algo muito próximo dessas cifras.

Uma preocupação que foi levantada pelo Reporter30 durante a entrevista, a COOMIGASP está preparada para distribuir esse valor, ou qualquer outro que venha entrar na entidade? A resposta foi curta e direta, “não, a cooperativa não está preparada para fazer nenhuma distribuição aos garimpeiros”, respondeu Marcos Alexandre.CAIXA-MATRIZ

A explicação do interventor é que o primeiro passo é avaliar o quadro social, um levantamento que está sendo feito pela intervenção para que, segundo ele, não sejam cometidas injustiças na distribuição de quaisquer que sejam os valores. A partir daí a intervenção prevê um recadastramento para atualizar as informações contidas no sistema da cooperativa e em seguida iniciar o processo de abertura de contas para os garimpeiros que será o mecanismo de recebimento dos recursos. A previsão da intervenção é que se tenha o real quadro social até o final de abril.

Veja também

1 thought on “SERRA PELADA: Série de Reportagens – Dinheiro da Caixa Econômica”

  1. Gostaria que me mantesse informada sobre o dinheiro dos garimpeiros da caixa econômica,pois sou filha de garimpeiro é meu pai diz que quer tá vivo quando esse dinheiro sair.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios