TUCUMÃ COMEÇA A ORIENTAR POPULAÇÃO PARA NÃO JOGAR ÁGUA SERVIDA NA RUA

A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Indústria (SEMATI) com o apoio de servidores da Vigilância Sanitária (VISA) de Tucumã está realizando um intenso trabalho de fiscalização nos comércios e residências do município. O objetivo é coibir o despejo de águas servidas jogadas na via pública. É considerada água servida: água das pias da cozinha e do banheiro, dos tanques e das máquinas de lavar roupas e do chuveiro e de sanitários. O correto com relação à água servida é que ela seja canalizada até uma fossa séptica.

fiscalizacao2Fiscalização – Na fiscalização já foram registrados e notificados pelo menos 31 casos de irregularidades. De acordo com a técnica e fiscal em meio ambiente, Monica Cristiane Ribeiro Machado, os trabalhos iniciam na Avenida do Ouro, porém a fiscalização vão acontecer em toda a cidade em especial em vias pavimentadas. Ainda segundo ela, além de fiscalizar e notificar os infratores, a equipe da vigilância Sanitária e do Meio Ambiente nessa ação prestam orientações e procura conscientizar os moradores. “O principal objetivo não é multar e sim fazer com que as pessoas resolvam o problema e se conscientizem”, destacou a Técnica Ambiental.

Saneamento Básico – No mês de março, a Prefeitura Municipal de Tucumã, através da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Indústria promoveram várias atividades e audiência públicas em diversos pontos da cidade o que contribuiu para o processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), com assessoria da 3R Tecnologia Ambiental. O PMSB é um plano para 20 anos, com revisão a cada 4 anos, abrangendo todo o território do município de Tucumã. O planejamento envolve os serviços públicos de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e gestão de resíduos sólidos.

Texto e Fotos/ Roney Wydiamaio