UFPA INAUGURA NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS EM PARAUAPEBAS

O curso de direito da Universidade Federal do Pará (UFPA) comemora mais uma conquista: a inauguração do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), fruto de uma parceria do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Prefeitura de Parauapebas e UFPA.

Instalado no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) o serviço tem como finalidade a capacitação dos estudantes do curso de direito da instituição.

No NPJ, estudantes do 8º período irão realizar o estágio obrigatório e serão supervisionados pelos docentes. Além disso, a iniciativa orienta e encaminha as pessoas atendidas aos órgãos competentes, com esclarecimentos de seus direitos e deveres e o que pode ser feito judicialmente. Tudo isso gratuitamente.

O secretário municipal de Educação, Raimundo Neto, ressaltou a importância do fortalecimento da Defensoria Pública municipal. “Estamos felizes pela união dos esforços que vai beneficiar quem mais precisa. E, além disso, proporcionar que os alunos possam aliar teoria e prática”, enfatizou.

Para Luiz Fernando Paz, aluno do 8º período, o NPJ é de suma importância na formação do aluno. “Será uma oportunidade de vivenciar a prática do exercício da advocacia plena. E a parceria com a Defensoria Pública oportuniza também devolver para sociedade o investimento que a Prefeitura está fazendo. As expectativas são as melhores possíveis”.

De acordo com o diretor do ICJ, José Bennati, o Núcleo é um centro onde se pensa e se faz justiça. “O NPJ irá proporcionar aos alunos o trabalho em causas reais, visando à busca de conciliação e resolução de conflitos, além de desenvolver na prática valores éticos e morais”, esclareceu.

Participaram ainda da inauguração o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Parauapebas, Deivid Benasor da Silva Barbosa; o defensor público, Rafael Barra; e a coordenadora do Ceup, Tânia Brunelli, que na ocasião deram boas-vindas aos alunos.

 

Texto e fotos: Rebeca Rosa\Semed