Vai fazer o ENEM – 2013? Fique atento

Se dar bem na redação aumenta muito as chances do candidato
Se dar bem na redação aumenta muito as chances do candidato

Divulgado na quinta-feira, pelo Ministério da Educação (MEC), o Guia do Participante — A Redação do Enem 2013 é uma boa fonte para esclarecer dúvidas sobre como fazer o texto exigido no Exame Nacional do Ensino Médio, que ocorre no último fim de semana de outubro, dias 26 e 27.

Para ler o guia de redação do Enem 2013 no site do Inep – Clique aqui!

O documento também traz cinco exemplos de redações avaliadas com grau máximo no Enem do ano passado. Dois desses exemplos são textos escritos por estudantes de Santa Maria, para ver a redação delas – Clique aqui.

Confira alguns itens do documento que apontam o caminho para alcançar a nota mil.

A prova de redação

> Você terá de produzir um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

> Você deverá defender uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual.

> Seu texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa.

> Para finalizar, você deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

Velha ortografia (ainda)

> A implantação definitiva do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa deveria ocorrer no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2013, segundo decreto presidencial de 2008. No entanto, um novo decreto ampliou o período de transição até 31 de dezembro de 2015. Até lá, coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida por meio do acordo.

> Isso quer dizer que ainda serão aceitas grafias como “idéia” (que perde o acento com as novas regras) e “sócio-econômico” (que perde o hífen e o acento no prefixo “sócio”).

Clube de leitura

> O guia recomenda, ainda, que os participantes do Enem criem o próprio clube de leitura. A ideia é reunir amigos em encontros periódicos para conversarem sobre um livro lido por todos, com o objetivo de compartilhar interpretações.

> Para isso, é necessário escolher uma obra que será lida pelos participantes dentro de um prazo determinado, como um mês, por exemplo. Então, se faz uma reunião para discutir o texto e criar um novo cronograma para o próximo livro.

> A Biblioteca Pública de Porto Alegre promove, até dezembro, um clube de leitura de obras exigidas no vestibular da UFRGS de 2014. Informe-se pelo telefone (51) 3225-9619 ou pelo e-mail [email protected]

Você receberá nota zero se…

> Fugir totalmente do tema.

> Não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa.

> Produzir um texto de até sete linhas.

> Escrever impropérios, fazer desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

> Desrespeitar os Direitos Humanos.

> Entregar a folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

Para escapar do zero

> Esquematizar seus argumentos ajuda a deixar claro que pontos serão abordados em cada parágrafo.

> Um texto dissertativo faz uso de argumentos e relações de causa e efeito para defender um ponto de vista. Não há espaço para ficção, por exemplo.

> Em 2012, um candidato que acrescentou uma receita de Miojo em meio ao texto, sem qualquer conexão com os outros parágrafos, recebeu 560 pontos. Um outro participante, que inseriu versos do hino do Palmeiras, tirou 500. No ano passado, a orientação era valorizar o restante e ignorar trechos esdrúxulos. Com a nova regra, esses textos seriam anulados.

> Seu ponto de vista deve respeitar princípios de dignidade, respeito, igualdade, justiça, paz e liberdade. Confira o texto da Declaração Universal do Direitos Humanos – Clique aqui.