VALE E SENAI CERTIFICAM ALUNOS EM SERRA PELADA

Na tarde da última sexta-feira (10) às 15h, foi realizado no pátio da escola Ângela Bezerra na comunidade de Serra pelada, o ato de diplomação dos alunos do Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho – PPMT, ofertado pela Vale com parceria do Senai em Serra Pelada.

Formandos do curso

O prefeito de Curionópolis, Adonei Aguiar, participou do ato e parabenizou os participantes pela garra e determinação para concluir os seis meses de curso. ‘’Parabéns a cada um de vocês, pela garra, determinação e persistência, esse aprendizado vai ser muito útil na vida de vocês” disse Adonei Aguiar.

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Curionópolis, Aderbal da Padaria, também participou do evento e teve a oportunidade de agradecer a Vale o Senai e os formandos.

Para o senhor Edson Borges Leal, 55 anos, alunos mais velho da turma, morador de Serra Pelada há 34 anos, ele conta que veio para a Serra em busca de uma pepita de ouro e não conseguiu, mas hoje ele ganhou a pepita através do diploma, que é o primeiro da vida dele, e está muito feliz : “É uma satisfação muito grande, hoje tenho uma profissão, graças a Deus sou uma pessoa que posso colocar no meu curriculum que sou formado em operador de equipamento de mina, estou muito feliz, só tenho que agradecer a Vale e o Senai’’, concluiu Edson Borges.

Yuri Sousa Oliveira, 23 anos, nasceu em Serra pelada e vive até hoje com a família, coincidentemente aniversariou no dia da entrega dos diplomas e recebeu o carinho dos amigos e autoridades presente com um belíssimo parabéns onde todos cantaram e o aplaudiram, para Yuri o dia foi muito festivo pois o mesmo completava 23 anos de vida e ainda recebia um diploma de formação ‘’estou muito feliz, hoje recebi esse presente, um presente que vou levar por toda minha vida, vou abraçar essa oportunidade e com fé em Deus vou conseguir um emprego na área e ajudar minha família, só tenho que agradecer a Vale ao Senai, aos nossos professores e a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para que o curso fosse realizado’’, disse Yuri Oliveira.

Segundo o diretor do Departamento de Ferrosos Norte da Vale em Carajás  Paulo Horta, a Vale sempre participa e leva as operações para estarem mais próximas das comunidades e as formações de moradores onde a vale tem os projetos de minas, para a Vale é mais gratificante ter trabalhadores da comunidade atuando nos projetos.

‘’Em nossa forma de atuar sempre participamos  e levamos as nossas operações para estar muito próximo das comunidades onde atuamos, e dessa forma na formação de pessoas do local  é extremamente importante, pois aqui na região onde estamos no sudeste do Pará, especificamente em Curionópolis, na Serra pelada, existe uma carência de pessoas especializadas para atuar na mineração e é nesse sentido que a Vale vem desde o início do projeto Carajás, desde o Início do Projeto Serra Leste, do S11D em Canaã dos Carajás e aqui em Serra pelada, estamos promovendo este curso de maneira que iremos dar chances para que os participantes que são moradores de Serra pelada, possam ter uma profissão na área e dentro das primeiras oportunidade possam se empregar na Vale ou mesmo em uma empresa prestadora de serviços da área de mina’’, conta Horta.

De acordo ainda com Paulo Horta, atualmente a Vale oferece através do projeto Serra Leste, 500 empregos diretos e 250 em terceirizadas, sendo grande parte de Serra pelada.

Sobre a parceria da Vale Senai e o curso

Vale e Senai já completaram 30 anos de parceria, ofertando cursos de Operador de Equipamentos de Mina para várias comunidades.

O curso foi ministrado na comunidade de Serra Pelada na escola Ângela Bezerra, pelos professores Fernando Castelo e Fabiano Costa e teve 100 % de aproveitamento, foram 40 inscritos e respectivamente 40 formandos, que se dividiram em dois períodos, tarde e noite, desde o dia 01 de agosto de 2016 até 31 de janeiro de 2017 (06 meses) com a carga horário de 416 horas.

Os únicos critérios adotados para se inscreverem no curso eram; ter 18 anos, ser morador de Serra Pelada e possuir carteira de Habilitação categoria ‘’D’’. 

Logo após o ato de diplomação que se encerrou as 17h, a Vale ofereceu um coquetel para os concluintes e convidados presentes onde puderam se confraternizar.

 

Texto: Frank James
Fotos: Anderson Sousa