Vereador quer por fim no uso de celular em escolas de Curionópolis

diassis
Vereador Diassis – PT, é o autor da proposta que pode virar Lei Municipal

A proposta é: Não usar o celular na escola. E aí, o que você acha da ideia? Parte do vereador petista Francisco Diassis Duarte e está em fase de elaboração o Pré – Projeto de Lei ( PL ) que irá proibir a utilização de aparelho celular e demais dispositivos eletrônicos que interfiram na prática docente em sala de aula nas Escolas Municipais. “Assim, as escolas terão autonomia nas tomadas de medidas disciplinares”, observou o vereador.

A então governadora Ana Julia Carepa sancionou em 08 de maio de 2009, a Lei 7.269, que proíbe o uso de aparelhos celulares e eletrônicos como MP3, MP4 e palms dentro das salas de aulas. A proibição se aplica às instituições de ensino fundamental e médio da rede pública estadual.

A medida, que já entrou em vigor em outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia, Ceará e Rio Grande do Sul, também poderá se tornar lei federal. O projeto de lei 2246/2007, de autoria do deputado federal Pompeu de Mattos (PDT-RS), está tramitando na Câmara dos Deputados e poderá vetar o uso do aparelho celular não só pelos alunos, mas por todos dentro das escolas.

Segundo especialistas, o uso do celular em sala de aula pode causar a distração do aluno, afetar o rendimento escolar das crianças e atrapalhar a didática dos professores.

Para que esse projeto seja aprovado o vereador pretende ampliar o debate em toda rede de ensino, inserindo vereadores; diretores; professores; Conselho Tutelar; pais e alunos.