Vereadores aprovam moção de repúdio contra Ibama

Na sessão ordinária de terça-feira (31), os vereadores de Parauapebas aprovaram a Moção de Repúdio nº 2/2017, de autoria do vereador Zacarias Marques (PSDB), contra atos tomados pelo Ibama, quando doou madeira apreendida em Parauapebas ao município de Piçarra, e pelas declarações do gerente executivo do órgão, afirmando que é vedada a doação para o município que apreendeu a madeira.

De acordo com Zacarias Marques, agentes do Ibama apreenderam no dia 25 de outubro duas carretas carregadas de madeira serrada num depósito em Parauapebas e doaram o material para a Prefeitura de Piçarra.

No entendimento do legislador, a madeira apreendida deveria ser doada para o município onde originou a apreensão, no caso, Parauapebas.

Zacarias Marques contesta na moção de repúdio as declarações que Hildemberg da Silva Cruz, gerente executivo do Ibama em Marabá, teria dado ao blog Zé Dudu, afirmando que não há critério para material apreendido ser doado ao município que originou a apreensão.

Ainda segundo o vereador, a Instrução Normativa do Ibama n° 19, de 19 de dezembro de 2014, “não apresenta nenhuma vedação de doação para o município no qual foi apreendida a madeira”.

Na conclusão do texto da moção, o vereador solicita que o gerente do Ibama se manifeste oficialmente sobre o que ocorreu no procedimento de doação da madeira apreendida para outro município.

Texto: Waldyr Silva
Revisão: Nayara Cristina
Foto: Anderson Souza