VILA SORORÓ REALIZA PLEBISCITO PARA ESCOLHER CANDIDATO A VEREADOR

A população da Vila Sororó e das comunidades vizinhas participa, no próximo dia 15 de maio, de um plebiscito para escolher um candidato único daquela região para concorrer na eleição para vereador, em outubro deste ano.

Cansados de não ter quem os represente no Legislativo municipal, por causa do grande número de candidatos que obtêm voto na localidade a cada eleição, os moradores decidiram se unir para tentar encontrar uma estratégia que possa fazer com que a região se faça representar na Câmara Municipal a partir de 2017.

Sete candidatos devem disputar a preferência dos eleitores no plebiscito de 15 de maio: Eron Porto, Gilvan Belo, Cleudo, Irmão Cláudio, Toin do Sororó, Yane Chapa Quente e China Mototáxi. O compromisso é de que todos apoiarão o vencedor, para que finalmente a comunidade tenha chances reais de eleger um vereador para defender os interesses daquela região do município.

Há, porém, um problema para o plano pela união em torno de um candidato único na vila. Dois outros nomes se apresentam como candidatos a vereador, mas decidiram não submeter seus nomes ao plebiscito. Um deles é o sindicalista Sebastião Alves de Souza, o Tião Branco, que tem liderança reconhecida naquela região. O outro é Eduardo Todde, que também mora na vila.

Partidários da candidatura de Tião Branco dizem que a candidatura dele não prejudicará o resultado esperado por aqueles que estão organizando o plebiscito. Para eles, Branco terá votos em todas as regiões do município, em virtude de sua atuação nos movimentos sindicais.

Precedente

A Vila Sororó será a segunda região do município de Marabá a adotar o instrumento do plebiscito para tentar unificar o eleitorado em torno de uma só candidatura à Câmara de Vereadores. No fim de 2015, a Vila Santa Fé escolheu um nome para representar a região na eleição proporcional de outubro deste ano. O líder comunitário Mariozan Quintão foi escolhido pela população para ser o candidato único a vereador na vila.

João Carlos