Pesquisa DOXA aponta vitórias de Marina, Helder Barbalho, Paulo Rocha, Marcelo Catalão e Coutinho em Parauapebas. Índice de indecisos ainda é muito alto.

A Doxa Comunicação realizou pesquisa eleitoral no município de Parauapebas no período compreendido entre os dias 24 e 27 de setembro. A pesquisa, registrada no TRE sob o número 0038/2014, colheu 400 entrevistas e tem margem de erro de 3 pontos percentuais, com margem de segurança de 95%. Em Parauapebas, segundo o TRE, 111.144 eleitores estão aptos a votar.

Para presidente Dilma Rousseff (PT) perde a eleição no município em todas as simulações para o segundo turno. O Blogger estranhou esse resultado por algumas razões. O PT é disparado o partido com maior número de simpatizantes no município; o candidato Helder Barbalho, coligado com o PT, vence seu principal oponente mas não transfere os votos para a presidente Dilma; o mesmo acontece com Paulo Rocha, candidato ao Senado, Marcelo Catalão (federal) e Coutinho (estadual), que lideram as intenções de voto em Parauapebas e que apoiam Dilma Rousseff.

Para o governo do Estado, Helder Barbalho do PMDB venceria, segundo a pesquisa, Simão Jatene (PSDB) no primeiro e no segundo turno em Parauapebas.

Para o Senado o vencedor em Parauapebas será o petista Paulo Rocha.

As consultas para deputado federal apontaram o candidato Marcelo Catalão (DEM) como o mais votado no município, seguido muito de perto pelo ex-prefeito Faisal Salmen (PPS).

Para deputado estadual, Coutinho (PMDB) é disparado o mais votado no município, seguido por Gesmar Rosa (PSD).

A apenas cinco dias da eleição, é de se estranhar o alto índice de eleitores que afirmaram não saber em quem  irão votar nas eleições de domingo próximo. Para governador são 24,1% os indecisos, para o Senado 38,7%; para deputado federal 49,8%; e para deputado estadual 33,4%.

Confira o resultado:

Intenção de voto para governador (Espontânea)

image

Intenção de voto para governador (Estimulada)

image

Intenção de voto para Senador

image

Intenção de voto para deputado estadual (Espontânea)

image

Intenção de voto para deputado Federal (Espontânea)

image

Intenção de Voto para Presidente da República ( Estimulada)

image

Segundo Turno – Presidente – Dilma x Aécio
image

Segundo Turno – Presidente – Dilma x Marina

image

A pesquisa foi encomendada por Amazônia C. Marketing Ltda ME e custou R$10.000,00.

Técnica de amostragem: do parâmetro de eleitores foi estabelecida a estratificação respeitando a proporcionalidade das variáveis que atuam como filtros adequados da amostragem: sexo, idade, renda e nível de instrução do eleitorado. Masculino 51,9%; Feminino 48,1%. Faixa etária 16 a 24 anos 22,3%; 25 a 34 anos 27,3%; 35 a 44 anos 22,3%; 45 a 59 anos 19,6%; acima de 59 anos 8,6%. Sem escolaridade 2,3%; Ensino fundamental 29,6%; ensino médio 53,7%; superior/pós 14,4%. Até 01 Salário Mínimo 27,8%; Acima de 1 até 2 salários mínimos 45,6; Acima de 2 até 3 salários mínimos 5,2% Acima de 3 até 4 salários mínimos 0,9%; Acima de 5 salários mínimos 2,4%. A margem de erro amostral: respeitando o intervalo de confiança estimada foi de 95% e significância de 5% (bicaudal), tendo a margem de erro amostral de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos na amostra.