CURIONÓPOLIS 27 ANOS – ESCOLA JK VENCE A MAIOR GINCANA ESTUDANTIL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

Escolas concorreram a uma premiação de 18 mil reais, mais troféus 

Pelo sétimo ano consecutivo o prefeito Chamonzinho comandou a tradicional Gincana Estudantil realizada anualmente em comemoração ao aniversário da cidade que completa em 2015 seus 27 anos. O evento começou às 19h00 no local que também já é tradicional, a praça do encontro da rua Ipê com Avenida Rio de Janeiro.

Foram sete horas de programação, durante todo o tempo o prefeito apresentou as escolas, brincou com as equipes e com o grande público que prestigiou a festa até o final. E a Gincana começou com uma mudança que agradou todas as escolas concorrentes, o aumento dos valores das premiações que vão do primeiro ao quinto colocado.

“Vamos melhorar isso”, disse o prefeito em tom entusiasmado. A premiação para o quinto colocado passou de mil reais para mil e quinhentos reais, para o quatro colocado de dois mil reais para dois mil e quinhentos reais, o terceiro que era de dois mil e quinhentos passou a ser três mil reais, o segundo lugar que receberia uma premiação de três mil reais recebeu quatro mil reais. A premiação principal seria de quatro mil reais, mas o prefeito anunciou: “Não pode ser quatro mil para o segundo e quatro mil para o primeiro, então o primeiro vai receber sete mil reis”.

Participaram da gincana oito escolas da sede do município e o aglomerado de escolas da Serra Pelada. O grande destaque foi à apresentação das Escolas Estaduais Amir Gabriel e Tancredo Neves, que mesmo em greve os alunos se organizaram e participaram da gincana, que foi dividida em quatro etapas: Apresentação livre; Melhor calouro; Dramatização musical; Dança folclórica.

Os jurados foram Ismael da Mota, casa da cultura de Marabá; Andriele Sales, presidente da Sociedade dos Orquidófilos de Marabá; Jane Chaves, fonoaudióloga de Marabá; Wilson Paixão, professor em Marabá; Mariana Chamon, primeira dama.

Alguns momentos da Gincana se sobre saíram de modo geral uma apresentação que chamou a atenção foi das escolas de Serra Pelada no item: Musica dramatizada. A apresentação em sombras chamou muito a atenção. Ainda nesse tema a Escola José Rodrigues também surpreendeu. A música Garoto de Rua de Zezé de Camargo e Luciano foi interpretada na íntegra com todos os garotos e personagens, uma enorme tela serviu de local para os atores mirins que fizeram a atenção dos jurados se fixar.

Logico que a Gincana teve outros grandes momentos, e você vão ver muitos deles nas fotos da galeria. Foi musica gospel, danças com temáticas, e uma série de quesitos que fizeram da gincana um grande momento de exposição do aprendizado, desde o cultural ao que se vive no cotidiano.

Depois das sete horas de gincana e findadas as apresentações a cantora Evelyn Diana apresentou três musicas do seu CD Não ficarei aqui. Esse ano a cantora mirim não participou da Gincana porque já é profissional. Por fim foi à hora de apurar e anunciar o resultado. E em quinto lugar venceu a determinação e vontade dos alunos que mesmo a escola estando em greve participaram, fizeram boas apresentações e conquistaram uma boa premiação, Escola Almir Gabriel.

Em quatro lugar ficou a escola São Benedito, que entre seus destaques trouxe a magia do ilusionismo com troca de roupas no palco sem que o público pudesse perceber a magia, foram três vestimentas em cinco minutos.

A tricampeã, Santos Dumont ficou entre as cinco melhores, este ano em terceiro lugar, um feito elogiado pelo prefeito que parabenizou a diretora pela presença constante da escola todos os anos entre as cinco melhores.

A segunda colocada deste ano foi campeã ano passado, e perdeu por detalhe, o detalhe foi tão pequeno que a diferença para a primeira colocada foi de um ponto. Serra Pelada começou trazendo a magia do circo na apresentação livre e foi cuspindo fogo que os alunos começaram a conquistar os jurados. Mais não foi só ai, a dança folclórica também agradou e só não foi melhor porque diversificou demais e perdeu a essência.

Da primeira colocada muita ciosa pode ser dita, mas não dá para começar sem falar na determinação, comprometimento e superação do professor Antônio Franco, que a menos de dez dias perdeu a irmã e ainda sim ajudou os alunos e incentivou a escola, uma atitude que foi recompensada com o resultado. Um dos destaques da escola foi à apresentação musical da Escola JK, que ao invés de um calouro trouxe três e emocionou os jurados e o público em geral. Três alunas interpretaram a música Whitney Houston – I Will Always Love You, tema do filme O guarda-costas.

No item Danças Folclóricas a escola apresentou uma encenação que estava sendo pensada há um ano, e o planejamento deu resultado, apresentando a diversidade e perigos da floresta amazônica, com índios e posseiros, animais e lendas a escola mais uma vez ganhou destaque, e não foi só isso, ganhou também a gincana e o prêmio de sete mil reais.

Encerrando a noite o prefeito agradeceu os alunos, a determinação e a organização das escolas, parabenizou a secretária de educação Gerlane Lima pela organização e empenho e estendeu os agradecimentos a todos os profissionais da SEMD, e lamentou a grave dos professores do Estado e o prejuízo que os alunos estão sofrendo.

Para fechar a noite o público ainda pode ver a apresentação de JB e banda, o cantor sertanejo animou o público com musicas variadas e fecho a noite com chave de ouro.

 

Por: Wenderson Costa

Fotos: John Jessé