Notícias

POKÉMON GO. CELPA FAZ UM ALERTA: USUÁRIOS DO DEVEM TER CAUTELA AO CARREGAR CELULARES EM LOCAIS PÚBLICOS

Os jogadores também precisam ter cautela com as instalações elétricas situadas em alguns pontos das cidades

O aplicativo Pokémon Go tem ganhado milhões de adeptos pelo mundo. Em Belém, a maior concentração de personagens e ferramentas para o jogo encontram-se em um dos principais pontos turísticos da cidade: a Estação das Docas. Porém, o grande número de pessoas que entram no local para jogar, tem causado alguns transtornos. Muitos dos usuários tem utilizado as instalações elétricas da Estação para recarregar os aparelhos de celular e isso tem sido feito de maneira inadequada, seja com a utilização de benjamins e extensões para ligar vários aparelhos ao mesmo tempo e até mesmo com o desligamento das lâmpadas da ornamentação externa, para que os celulares sejam carregados.

Para o líder da área de Eficiência e Inovação da Celpa, Hugo Cardoso, é preciso cuidado ao utilizar as instalações elétricas de espaços públicos para carregar o celular. “Não devemos colocar várias cargas (carregadores) em um único benjamin, pois há o risco de um superaquecimento na tomada e nos fios, podendo danificar o aparelho e causar até mesmo um incêndio. Quanto as tomadas que ficam do lado de fora do ponto turístico, elas foram feitas para lâmpadas, com uma potência limitada, com isso, caso haja sobrecarga no circuito de iluminação, as chances de acidentes são grandes”, explica Hugo.

Outro perigo destacado pelo especialista está relacionado aos riscos de curtos-circuitos. “Como essa parte externa da Estação fica exposta às chuvas, caso alguns desses cabos de carregadores estejam expostos (descascados ou desencapados) há o grave risco de curto-circuito e choque elétrico, além da possibilidade de o vapor de água entrar nos dispositivos e oxidar alguns componentes, diminuindo, assim, a vida útil do aparelho”, alerta.

A administração da Estação das Docas ressalta que está de portas abertas para receber todos os usuários do aplicativo. “Precisamos apenas que todos entendam que a Estação das Docas é um complexo turístico e gastronômico e que possui regras. Nosso objetivo sempre foi receber todos os visitantes com excelência. Não podemos esquecer que além dos jogadores, outras pessoas também frequentam o complexo com objetivos diferentes. Então, além dos cuidados com a rede elétrica, pedimos também que não obstruam as passagens e utilizem apenas as tomadas que estamos instalando próximo aos três pontos de batalha do jogo existentes no complexo, carregando sempre somente um aparelho celular de cada vez em cada tomada. Além disso, atento que os jogadores devem ter atenção ao caminhar próximo ao parapeito da orla, escadas e vidraças para evitar acidente e se divertir com segurança. Orientamos também que tragam seus carregadores móveis para um melhor desempenho no jogo, já que é preciso se locomover durante a caçada”, destaca Pétala Paiva, gerente de Marketing da Pará 2000.

OUTROS CUIDADOS – A Celpa também está buscando alertar os jogadores do Pokémon Go sobre os riscos de acidentes com instalações elétricas situadas pela cidade. A concessionária lançou em suas redes sociais uma campanha que explica o perigo da brincadeira ser praticada em espaços onde ficam localizadas as subestações de energia. Os usuários jamais devem entrar nesses espaços para capturar os personagens do jogo virtual, que ficam espalhados por praças, ruas e até mesmo locais privados.

Além das subestações, as torres de transmissão de energia que ficam localizadas em alguns pontos urbanos da Região Metropolitana de Belém também são consideradas locais inadequados para praticar a brincadeira. Essas estruturas conduzem altas voltagens de eletricidade e podem oferecer riscos, caso não sejam feitas as medidas de segurança necessárias. Somente profissionais treinados, habilitados e equipados, podem permanecer nessas instalações e áreas próximas.

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios