Serra Pelada “Quem não é garimpeiro e comprou carteira pode parar na cadeia” disse o promotor

interventor-macos-alexandre“O objetivo é que o garimpeiro tenha dinheiro na conta em seis meses”, essa foi a frase de efeito do Promotor Dr. Hélio Rubens Pinho, na manhã deste sábado em Serra Pelada onde cerca de 450 garimpeiros se reuniram no auditório da cooperativa. Na reunião também estiveram presentes o procurador de Justiça Dr. Nelson Medrado, David Leal  Secretário de Estado Indústria, Comércio e Mineração do Pará, João Bosco Pereira Braga, superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM/PA, o Secretário de Estado e Meio Ambiente José Colares o Promotor Dr. Franklin Jones, o Secretário de Estado de Assistência Social Heitor Santos e o interventor Marcos Alexandre.
O encontro tinha objetivo ouvir as demandas dos garimpeiros em ralação ao contrato com a canadense Colossus, bem como ouvir as nessecidades sociais da comunidade. Para esse fim que foi designado pelo Governador Simão Jatene o Secretário David Leal. O encontro foi aberto com a fala do interventor que apresentou as autoridades e afirmou: “Todas as ações necessárias para sanear a entidade e assim poder dar o que é de direito dos garimpeiros estamos fazendo, desde enxugar a folha de funcionários até contratar técnicos que realmente conheçam de cada área para que o trabalho seja desenvolvido de forma séria e organizara. O fruto disso já pode ser visto no jornal impresso que produzimos e estamos trazendo a comunidade”, disse.
O Promotor Dr. Hélio Rubens lembrou que foi em seu período de atuação em Curionópolis que a Justiça teve informações de fraude na cooperativa e por isso foi aberta uma ação que resultou com afastamento da diretoria e culminou com a intervenção: “O que deve acontecer é a cooperativa trabalhar para os sócios, e não os sócios para cooperativa com o vinha acontecendo. Chegava aqui um “messias” dizendo que ia resolver o problema do garimpeiro, ele enriquecia e sumia com o patrimônio dos sócios, e é para acabar com isso que chegamos até esse ponto de precisar nomear um interventor e cremos que dentro de seis meses já haverão dividendos nas contas dos garimpeiros”, disse o promotor que reforçou: “Esses valores serão repassados direto, sem atravessadores, porque é nesse meio que o dinheiro sumiu no passado e isso não vai mais acontecer”.
Já o procurador Dr. Nelson Medrado disse que estava ali para ouvir: “Vim para apanhar o máximo de informações para levar a procuradoria e assim poder acompanhar de perto dr-helio-rubenstudo que ocorre na vila, na cooperativa e na sociedade Coomigasp/Colossus que criou a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral – SPCDM”, disse o procurador.
Falando em nome do Governo do Estado o Secretário David Leal fez menção a uma faixa que estava na entrada do auditório da cooperativa que dizia: “Serra Pelada pede socorro”, e afirmou: “É para dar esse socorro que o Estado está aqui, de ante mão comunicamos que teremos ações de saúde e assistência social e um membro do Governo ficará na vila para conhecer as principais demandas e assim podermos atender as necessidades emergenciais”, disse o secretário.
Falou em nome da comunidade garimpeira Edinaldo da Serra, ele agradeceu a presença das autoridades e disse que é muito válida a ação de ver de perto a realidade do povo sofrido e esperançoso de Serra Pelada. “Quero dizer as autoridades que esse embólio existente hoje é fruto de um ato corrupto formado para roubar o patrimônio dos garimpeiros” afirmou.
O encontro foi encerrado com uma visita da comitiva e de garimpeiros ao Projeto Serra Pelada, onde foram recepcionados pelos diretores Armando Pigarilho e James Hermisto. No projeto o encontro foi rápido mas muito amistoso, tanto representantes do Estado, do Poder Judiciário da empresa quanto os garimpeiros ficaram satisfeitos.
 secretario-de-governo
Amanhã Galeria de Fotos completa do evento.