COOMIC assina contrato para explorar área na Cutia em Curionópolis

Em Assembleia Geral Ordinária – AGO, realizada neste domingo dia 25 de março, os garimpeiros, sócios da Cooperativa Mista do Garimpo da Cutia – COOMIC, aprovaram as contas do exercício 2017 da cooperativa, elegeram o Conselho Fiscal e o reelegeram Raimundo Lopes para presidir o Conselho Deliberativo. Foi apresentado aos cooperados o contrato de parceria com investidores, sendo o mesmo aclamado pelos garimpeiros presentes.

A reunião contou com as presenças do Deputado Estadual Olival Marques, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Curionópolis, Francisco Aderbal, dos vereadores Francisco Ítalo e Junior da Mariona, o prefeito Adonei Aguiar também se fez presente assim como Leonardo Araújo representando os investidores no ato de assinatura do contrato de parceria.

O contrato prevê o aproveitamento mineral na área pertencente a COOMIC onde já foram realizados testes que apontaram um bom percentual mineral por tonelada de material. “Os testes apontaram que a mina tem potencial para 16 gramas de ouro por tonelada de material, esse é um número altamente motivador”, disse o presidente Raimundo Lopes em discurso aos garimpeiros da Cutia.

O vereador Francisco Aderbal lembrou que existem projetos em que o concentrado de ouro é de menos de 5 gramas por tonelada de material retirado e ainda sim o projeto é economicamente viável: “Esses números mostra que a Cutia tem potencial elevadíssimo para o desenvolvimento desse projeto”, disse o vereador.

O departamento jurídico da COOMIC, apresentou a toda sociedade o Contrato de Parceria que previu dentre outros assuntos que o investimento financeiro será de responsabilidade dos investidores e que para formalização das atividades será constituída uma Sociedade de Propósito Específico – SPE, da qual Raimundo Lopes fará parte da diretoria representando todos os garimpeiros da cooperativa. Mas a comemoração veio com o percentual de participação dos garimpeiros, que será de 30%, os investidores ficaram com 70%, e responsáveis pela implantação e operação da mina, sob acompanhamento da COOMIC.

Durante coletiva de imprensa o representante dos investidores disse que está muito otimista com os resultados, se comprometeu a dar continuidade ao projeto o mais rápido possível. “Desde os primeiros contratos que estamos trabalhando continuamente, primeira fase foram os testes e agora vamos dar sequência com preparativos finais para implantação do projeto, respeitando todas as normas a Legislação”, disse o Leonardo Araújo.

O prefeito Adonei Aguiar aproveitou o ensejo para deixar seu pedido para que os investidores e o projeto beneficie a comunidade local com formação de mão de obra e outros benefícios de assistência social. “O município está de portas abertas para as empresas, temos interesse em auxiliar e dar todo apoio desde que as empresas tenham responsabilidade social e ambiental e nos ajude a melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, enfatizou o prefeito.

Por fim o presidente Raimundo Lopes agradeceu o apoio de todos os garimpeiros, a reeleição e reafirmou seu compromisso com a sociedade da Cutia: “Até agora somos a única cooperativa de mineração da região a distribuir dividendos aos sócios, nosso compromisso é desenvolver esse projeto e com confiança em Deus e muito trabalho voltar a dar dividendos, porém de maior valor pois nossos irmãos garimpeiros merecem”, finalizou Raimundo Lopes.

Texto e fotos: Repórter30