Criação de programa de estágio universitário será proposto na Câmara de Parauapebas

Duas indicações apresentadas por Marcelo Parcerinho (PSC) na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na última terça-feira (14) propõem, respectivamente, a criação de um programa de estágio universitário remunerado e a alteração nos nomes das ruas dos novos bairros de Parauapebas.

Estágio

Marcelo Parcerinho – PSC

Proposto na Indicação n° 136/2019, o Programa de Estágio Universitário Municipal remunerado tem como objetivo capacitar estudantes e prepará-los para o mercado de trabalho. A ideia é que seja realizada seleção pública entre estudantes regularmente matriculados em cursos de nível superior nas instituições de ensino conveniadas com a Prefeitura de Parauapebas, a serem lotados nas diversas secretarias do município.

Na justificativa da matéria, Parcerinho argumenta que o estágio faz parte do processo de formação de todo curso de graduação e auxilia o estudante para se preparar melhor para o futuro profissional que o espera.

O estágio é uma forma de unir a teoria com a prática. Além disso, a experiência obtida durante esse trabalho aumentará as perspectivas profissionais, quando o aluno se tornar recém-formado. Com essa capacitação remunerada, o aluno ganha experiências no mercado de trabalho, enfrenta os desafios do primeiro emprego, começa a ganhar seu próprio dinheiro, estimula a área de atuação e tem contato direto com o meio profissional da área que estuda”, enfatizou o vereador.

Nome de ruas

Já na Indicação n° 137/2019, Marcelo Parcerinho pede que a prefeitura altere os nomes das ruas dos novos bairros de Parauapebas, tendo como base as reclamações da população de que as vias são difíceis de identificar e localizar, até mesmo com recursos de localização como GPS (Global Positioning System/Sistema de Posicionamento Global).

A situação prejudica os entregadores avulsos e até mesmo os correios, que por muitas vezes não fazem entregas porque não encontram os endereços informados. Muitos moradores desses bairros não recebem as notificações de multas em suas residências e por isso não conseguem recorrer das mesmas, vindo a prejudicar a população que precisa dos serviços”, relatou Marcelo Parcerinho.

Aprovação

As duas indicações foram aprovadas pelos demais parlamentares e serão encaminhadas para que o Executivo Municipal analise a possibilidade de colocá-las em prática.

Texto: Nayara Cristina
Revisão: Waldyr Silva
Foto: Kleiber de Souza / Ascomleg