Hospital Regional em Marabá reconhece coragem de pacientes mirins com “Certificado de Bravura”

Em Marabá, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), celebra a força e a resiliência de seus pacientes mirins com o projeto “Certificado de Bravura”. A iniciativa, coordenada pelo serviço de humanização da instituição, concede um certificado especial às crianças que enfrentam os desafios do tratamento médico.

Flávio Marconsini, diretor executivo da unidade do Governo do Pará, enfatizou o impacto positivo que o projeto tem tido na atmosfera do hospital. “Ver o brilho nos olhos dessas crianças ao receberem o certificado é extremamente gratificante. É um pequeno gesto que faz uma grande diferença em suas vidas e em nosso ambiente hospitalar”, destacou.

A ação, coordenada pelo serviço de humanização do hospital, confere o certificado às crianças que recebem alta hospitalar ou que comparecem para exames e consultas ambulatoriais na unidade, promovendo um ambiente acolhedor e positivo aos envolvidos.

Reconhecimento – Elloá Costa Souza, 8 anos, residente de Marabá, passou alguns dias sob cuidados médicos na instituição. Ao receber alta, ela foi agraciada pelo projeto e recebeu com orgulho seu certificado. “Foi muito legal receber esse certificado. Me senti corajosa por ter enfrentado tudo isso”, compartilhou a garota com um sorriso no rosto.

O projeto em vigor desde janeiro, já homenageou cerca de 100 crianças que passaram pela instituição, gesto que reconhece a bravura dos pequenos pacientes, e fortalece o espírito de solidariedade e apoio dentro da comunidade hospitalar.

Daiane Uzysnki, analista de humanização da unidade, comentou sobre a importância da iniciativa. “O projeto visa não apenas reconhecer a bravura dessas crianças, mas também fortalecer o vínculo delas com o hospital, tornando suas experiências mais humanizadas e positivas. Estamos comprometidos em manter o projeto, garantindo que cada criança que passe no hospital seja reconhecida por sua coragem e determinação”, destacou.

A profissional ainda ressaltou, que o gesto carinhoso não só cria uma atmosfera acolhedora hospitalar, mas também ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade associados ao tratamento médico, proporcionando um senso de realização e orgulho que é fundamental para o bem-estar emocional das crianças durante sua jornada de recuperação.

Referência pediátrica – O Regional do Sudeste do Pará é o único da região a dispor de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas para recém-nascidos, crianças e adolescentes. São nove leitos de UTI neonatal, nove de UTI pediátrica, além de 11 leitos de enfermaria de cuidados intermediários pediátricos.

A unidade é gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.

Fonte: Ascom/HRSP