Zacarias Marques indica implantação de Centro de Zoonoses e pede transporte escolar para crianças

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Duas proposições foram apresentadas por Zacarias Marques (sem partido) na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (25), propondo ao prefeito Darci Lermen que providencie a implantação de um Centro de Zoonoses em Parauapebas e ainda a disponibilização de ônibus para o transporte de estudantes menores de quatro anos de idade.

Centro de Zoonoses

O Centro de Zoonoses é uma opção adotada pelo poder público para garantir o bem estar de animais e da população que atua no controle das doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos e na prevenção de epidemias.

Por meio da Indicação n° 214/2019, Zacarias apontou a necessidade de implantar uma unidade de saúde com esta finalidade. O vereador lembrou que recentemente Parauapebas foi alvo de manchetes negativas nos veículos de comunicação, devido à forte presença de leishmaniose no município.

Foi necessária a realização de campanhas de combate à doença, na qual se examinou inúmeros cães, encontrando vários deles contaminados. Isso fez com que se criasse em regime de urgência a Unidade de Vigilância de Zoonoses. Agora, passado o surto, é latente que se instale o Centro de Zoonoses, para que se evite desconfortos futuros, deixando a população em segurança”, argumentou.

Foto: Kleiber de Souza

Transporte escolar

Tomando como exemplo a Escola Municipal de Ensino Infantil Aurino Gonçalves dos Santos, Zacarias Marques pediu na Indicação nº 215/2019 a disponibilização de veículo para transportar crianças menores de quatro anos de idade.

Recentemente, a convite dos pais de alunos da instituição citada, fomos ao local e checamos a dificuldade enfrentada por eles para levar e buscar as crianças. Tal situação lhes toma tempo e os expõe à insegurança pelo fato de que várias vias não têm espaço adequado para circulação de pedestres ou ciclistas, motivo que tem deixado dezenas de crianças fora da escola”, contou.

O vereador destacou que, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), é responsabilidade do município oferecer transporte escolar para os alunos regularmente matriculados na rede de ensino público municipal.

Providências

As duas indicações foram aprovadas por todos os parlamentares presentes à sessão e serão enviadas para análise do prefeito, com cópia para as secretarias municipais de Saúde e de Educação.

Texto: Nayara Cristina
Revisão: Waldyr Silva

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Comente com o Facebook

Mais de