Zacarias Marques indica implantação de Centro de Zoonoses e pede transporte escolar para crianças

Duas proposições foram apresentadas por Zacarias Marques (sem partido) na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (25), propondo ao prefeito Darci Lermen que providencie a implantação de um Centro de Zoonoses em Parauapebas e ainda a disponibilização de ônibus para o transporte de estudantes menores de quatro anos de idade.

Centro de Zoonoses

O Centro de Zoonoses é uma opção adotada pelo poder público para garantir o bem estar de animais e da população que atua no controle das doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos e na prevenção de epidemias.

Por meio da Indicação n° 214/2019, Zacarias apontou a necessidade de implantar uma unidade de saúde com esta finalidade. O vereador lembrou que recentemente Parauapebas foi alvo de manchetes negativas nos veículos de comunicação, devido à forte presença de leishmaniose no município.

Foi necessária a realização de campanhas de combate à doença, na qual se examinou inúmeros cães, encontrando vários deles contaminados. Isso fez com que se criasse em regime de urgência a Unidade de Vigilância de Zoonoses. Agora, passado o surto, é latente que se instale o Centro de Zoonoses, para que se evite desconfortos futuros, deixando a população em segurança”, argumentou.

Foto: Kleiber de Souza

Transporte escolar

Tomando como exemplo a Escola Municipal de Ensino Infantil Aurino Gonçalves dos Santos, Zacarias Marques pediu na Indicação nº 215/2019 a disponibilização de veículo para transportar crianças menores de quatro anos de idade.

Recentemente, a convite dos pais de alunos da instituição citada, fomos ao local e checamos a dificuldade enfrentada por eles para levar e buscar as crianças. Tal situação lhes toma tempo e os expõe à insegurança pelo fato de que várias vias não têm espaço adequado para circulação de pedestres ou ciclistas, motivo que tem deixado dezenas de crianças fora da escola”, contou.

O vereador destacou que, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), é responsabilidade do município oferecer transporte escolar para os alunos regularmente matriculados na rede de ensino público municipal.

Providências

As duas indicações foram aprovadas por todos os parlamentares presentes à sessão e serão enviadas para análise do prefeito, com cópia para as secretarias municipais de Saúde e de Educação.

Texto: Nayara Cristina
Revisão: Waldyr Silva