SERRA PELADA – CASO MONTOEIRA DEVE SER PAUTA DE ASSEMBLEIA GERAL

Site da cooperativa trás a notícia de uma possível Assembleia Geral Extraordinária – AGE para o dia 27 de Setembro deste ano de acordo com o Estatuto Social, vigente desta entidade, art. 32, § 3º. Ainda não saiu o Edital de convocação que segundo o site da entidade deve sair nos próximos dias, mas já é possível prevê o que estará em pauta.

Uma fonte revelou que entre as presenças nessa Assembleia é provável que esteja o Virgílio Guimarães diretor da Brasil Século III ou simplesmente, BSIII, portanto a montoeira deverá ser pauta dessa reunião.

Ainda segundo uma fonte ligada a Cooperativa representante dos japoneses também deverão estar presentes a reunião. Essa deverá ser a primeira tentativa conjunta para reestabelecer os projetos da entidade que vem sofrendo com os impasses que puseram fim principalmente no projeto Serra Pelada da parceria frustrada Colossus/Coomigasp.

O PREJUÍZO – Não foi só a sociedade garimpeira que sofreu com o fim do projeto Serra Pelada, Curionópolis, município de 18 mil habitantes também sentiu o baque. Com uma economia voltada principalmente para mineração o fim do projeto também foi o fim do sonho de muitas famílias.

E como se não bastasse todo esse imbróglio da sociedade garimpeira o projeto Serra Leste da Vale também está estagnado, sob risco de parar. E, os pequenos projetos também não tem dado a oportunidade necessária para mão de obra local, o que também dificulta a estabilidade financeira do município que também está “apertado” devido a queda na arrecadação e dos recursos como o Fundo de Participação dos Municípios – FPM, que vem caindo devido a crise nacional.

As linhas de transmissão da Abengoa podem ser a “redenção” imediata, fomos informados que o escritório já recebeu centenas de currículos, que foram cadastrados no sistema e que tão logo seja iniciadas as obras o pessoal será chamado. Lembrando que dependerá da demanda e da qualificação, segundo responsáveis pela empresa.