Ações de enfrentamento à exploração sexual e abuso infantil são promovidas em Curionópolis

Curionópolis iniciou uma mobilização na comunidade, promovendo ações educativas referentes à Campanha “Faça Bonito”, nesta quarta-feira (15). A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) com o apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social ( Creas), organizou uma programação que contou com uma blitz na PA-275 e uma grande passeata.
Motoristas e pedestres, foram abordados por uma grande equipe de participantes e servidores de vários setores da Prefeitura de Curionópolis, na manhã desta quarta-feira (15).
Os servidores da Semas, realizaram a entrega de folders explicativos que visam o combate da exploração sexual infantil na cidade.
“Nosso objetivo é promover a conscientização e chamar atenção de todos para a importância de proteger crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e responsabilizar os agressores. O primeiro passo, é levar informações para pais e crianças que facilitem a identificação dos casos suspeitos”, explicou a secretária de assistência social, Wanessa Viana.
Na segunda ação do dia, a partir da Praça dos Imigrantes, centenas de servidores, alunos e participantes dos serviços ofertados pelos centros de Referência de Assistência Social (Cras), percorreram ruas e avenidas do centro da cidade, em uma passeata pacífica. Durante a caminhada, moradores e comerciantes também receberam as informações.
Mobilização Nacional
Neste mês de maio acontece uma grande mobilização nacional, com o desenvolvimento de ações que acontecerão até o dia 18, o Dia Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Em Curionópolis, as ações educativas e de enfrentamento continuarão até o dia 18. Outros trabalhos são desenvolvidos por meio da Semas, em centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e com as pessoas atendidas pelo serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Informações Importantes
No campo da defesa dos direitos, o dia 18 de Maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Essa data foi instituída pela Lei nº 9.970/2000, que constitui o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” tendo como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar e assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.
O disque 100, é um serviço de telefonia gratuito do governo federal, um canal de comunicação da sociedade civil com o poder público, e uma das ferramentas para denunciar o crime de abuso, violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. O serviço funciona 24 horas, as ligações podem ser feitas de todo o Brasil através de discagem direta, gratuita e anônima.
A violência física é toda ação que causa dor e a psicológica é a que causa sofrimento mental. As crianças e adolescentes precisam de cuidados e de explicações. Se tiver conhecimento de que menores estão em situação de vulnerabilidade e exploração sexual, a responsabilidade é sua também, Faça Bonito, denuncie e proteja nossas crianças.