Ações de enfrentamento à exploração sexual e abuso infantil são promovidas em Curionópolis

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Curionópolis iniciou uma mobilização na comunidade, promovendo ações educativas referentes à Campanha “Faça Bonito”, nesta quarta-feira (15). A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) com o apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social ( Creas), organizou uma programação que contou com uma blitz na PA-275 e uma grande passeata.
Motoristas e pedestres, foram abordados por uma grande equipe de participantes e servidores de vários setores da Prefeitura de Curionópolis, na manhã desta quarta-feira (15).
Os servidores da Semas, realizaram a entrega de folders explicativos que visam o combate da exploração sexual infantil na cidade.
“Nosso objetivo é promover a conscientização e chamar atenção de todos para a importância de proteger crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e responsabilizar os agressores. O primeiro passo, é levar informações para pais e crianças que facilitem a identificação dos casos suspeitos”, explicou a secretária de assistência social, Wanessa Viana.
Na segunda ação do dia, a partir da Praça dos Imigrantes, centenas de servidores, alunos e participantes dos serviços ofertados pelos centros de Referência de Assistência Social (Cras), percorreram ruas e avenidas do centro da cidade, em uma passeata pacífica. Durante a caminhada, moradores e comerciantes também receberam as informações.
Mobilização Nacional
Neste mês de maio acontece uma grande mobilização nacional, com o desenvolvimento de ações que acontecerão até o dia 18, o Dia Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Em Curionópolis, as ações educativas e de enfrentamento continuarão até o dia 18. Outros trabalhos são desenvolvidos por meio da Semas, em centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e com as pessoas atendidas pelo serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Informações Importantes
No campo da defesa dos direitos, o dia 18 de Maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Essa data foi instituída pela Lei nº 9.970/2000, que constitui o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” tendo como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar e assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.
O disque 100, é um serviço de telefonia gratuito do governo federal, um canal de comunicação da sociedade civil com o poder público, e uma das ferramentas para denunciar o crime de abuso, violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. O serviço funciona 24 horas, as ligações podem ser feitas de todo o Brasil através de discagem direta, gratuita e anônima.
A violência física é toda ação que causa dor e a psicológica é a que causa sofrimento mental. As crianças e adolescentes precisam de cuidados e de explicações. Se tiver conhecimento de que menores estão em situação de vulnerabilidade e exploração sexual, a responsabilidade é sua também, Faça Bonito, denuncie e proteja nossas crianças.
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Comente com o Facebook

Mais de