Alunos incentivam comunidade a contribuir com a limpeza de Curionópolis

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Foi lindo de ver, a criatividade que os alunos da Escola Municipal Ruth Monteiro usaram para executar o projeto “Lugar de lixo é na Lixeira”, nesta terça-feira (27).

O objetivo do projeto era conscientizar a comunidade do entorno da escola sobre a necessidade de contribuir com a limpeza pública. Cerca de 180 pais e responsáveis participaram da programação.

A diretora da escola, Josiane Conceição, explica que ela e sua equipe pedagógica assumiram o compromisso de trabalhar a temática na escola para incentivar a mudança de postura da comunidade a respeito da coleta de lixo e do uso devido dos coletores disponibilizados na cidade, a partir do olhar das crianças.

“Temas como Lugar de Lixo é no Lixo, Não Jogar lixo no Chão, Cuidar do Caderno e outros, foram debatidos em sala de aula com os alunos, para que através deles, a família e a comunidade, fossem conscientizadas sobre a maneira como lidar com o lixo doméstico e devida destinação dele. O convite foi enviado aos pais e embora muitos estivessem  trabalhando, a presença de muitos pais foi forte, e isso é muito prazeroso”, disse a diretora.

Cada turma realizou apresentações sobre como dar o destino correto ao lixo por meio da leitura de poemas, construção de brinquedos a partir de recicláveis, jograis e teatro.

Um exemplo foi a dona de casa Maria de Jesus do Nascimento, moradora do bairro  Jardim Panorama que prestigiou a apresentação do filho. “Achei muito bom esse projeto, tem muita coisa boa que foi apresentada sobre a limpeza e que evita muitos males”, disse a mãe do aluno.

Eduardo Morais da Rocha, do 4° ano, participou do evento e leu um poema para os pais presentes junto com os alunos da sua turma. Ao ser questionado sobre o seu trabalho, ele disse que aprendeu curiosidades interessantes sobre o lixo que não sabia. Uma delas foi sobre o tempo que cada material leva para se decompor na natureza.

“Tem lixo que demora 100 anos, é muito tempo, tem que jogar o lixo no lugar certo”, expressou ele.

A Prefeitura de Curionópolis tem trabalhado para construir uma cultura de limpeza urbana na cidade. Contêineres de lixo foram disponibilizados nas ruas do município para que a população deposite o lixo doméstico e acabe de vez com os pequenos lixões formados em determinados trechos das vias. A programação de coleta do lixo também foi entregue a comunidade.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Comente com o Facebook

Mais de