Artesanato em miriti é destaque na programação da Casa da Cultura de Canaã

Técnicas para fabricação dos famosos brinquedos de miriti serão ensinadas em oficina e palestra

Canaã dos Carajás, 11 de dezembro de 2020 – Quem participa das festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em algum momento, já viu os brinquedos de miriti nas ruas da capital paraense. Feito da fibra do miritizeiro, palmeira nativa da Amazônia, e tombado como patrimônio cultural imaterial do Estado do Pará desde 2010, ele é uma tradição do município de Abaetetuba. Dada a sua importância para a cultura regional, em dezembro, o artesanato em miriti será destaque na programação da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás.

O assunto será abordado em dois momentos: na palestra da pesquisadora Jaqueline Souza, da Universidade Federal do Pará – UFPA, que ocorre nos dias 7 e 14, e na oficina ministrada pelo artesão Ivan Teixeira, no período de 15 a 18 de dezembro. Ambas as programações são gratuitas, transmitidas via WhatsApp, e dão direito a certificado aos participantes.

Quem tiver interesse em aprender a fazer os bonecos de miriti, basta enviar uma mensagem ou ligar para um desses números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.

Casa da Cultura de Canaã

O espaço cultural, criado e mantido pela Vale e que agora integra o Instituto Cultural Vale, desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contações de história, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música e dança, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, canto, violão, flauta doce, musicalização infantil e percussão tradicional paraense.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale é um instrumento de transformação social com o propósito de democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura e o desenvolvimento das expressões artísticas regionais. Com o objetivo de gerar impacto positivo na vida das pessoas e construir um legado para futuras gerações através da produção cultural, tem, sob sua gestão, mais de 60 projetos criados, apoiados ou patrocinados pela Vale em mais de 50 municípios brasileiros em 2020. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, atuação junto a escolas e organizações sociais, com identidade e vocação únicas, como a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA) e ainda, o Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES) e Centro Cultural Vale Maranhão (MA).

Serviço

Palestra “Miriti: matéria de expressão popular”

Quando: 07 e 14 de dezembro, às 20h, via WhatsApp

Ministrante: Jaqueline Souza (UFPA)

Oficina de brinquedos de miriti

Quando: 15, 16, 17 e 18 de dezembro, às 20h, via WhatsApp

Oficineiro: Ivan Teixeira (Asapap)

Inscrições via WhatsApp: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.