Buritirama Mineração e Sebrae promovem cursos para fomentar empreendedorismo rural na região de Marabá

Consultorias, cursos e oficinas ocorrerão gratuitamente em quatro vilas da área de atuação da Buritirama Mineração

A Buritirama Mineração e o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Pará, SEBRAE/PA, oferecerão capacitação aos trabalhadores e pequenos proprietários rurais na região de abrangência da empresa ao longo da Estrada do Rio Preto, município de Marabá. Após apresentação do projeto aos moradores das vilas União, São Raimundo, Santa Fé e Capistrano de Abreu, o SEBRAE iniciou, em novembro, um diagnóstico das vilas próximas à Buritirama para atuar de forma mais assertiva.

As aulas serão realizadas de forma gratuita nas próprias comunidades atendidas pelo convênio entre Buritirama e Sebrae, visando o desenvolvimento socioeconômico da região.

Wlademir Marques, Especialista em Relações Comunitárias da Buritirama Mineração, explica que o plano da empresa com esta inciativa “contempla a realização de ações de cooperação técnica na promoção do desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e no fomento ao empreendedorismo, por meio de atividades de capacitação de empreendedores rurais”.

Segundo o especialista, as ações serão executadas em quatro vilas no município de Marabá́, situadas ao longo da Estrada do Rio Preto, área de atuação da Buritirama Mineração. As comunidades beneficiadas serão Vila Santa Fé, Três Poderes, Capistrano de Abreu e Vila União. 200 empreendedores de atividades rurais e urbanas serão contemplados.

Maria Luzineuza Maia, Analista Técnica do Sebrae e responsável pelo projeto, afirma que “a iniciativa trará grandes benefícios para a comunidade, pois juntos podemos levar conhecimento às pessoas que não tinham acesso a novas tecnologias para desenvolver seus negócios. Nós iremos onde está o produtor rural para diagnosticar as suas necessidades de capacitação e desenvolver o setor agrícola e outras possíveis vocações locais das regiões”.

Com a capacitação oferecida, pequenos produtores rurais terão acesso ao conhecimento especializado para atuarem como empreendimentos rurais, valorizando sua terra e seu trabalho. Todo o projeto será gratuito à população e qualquer pessoa poderá participar.

As atividades começaram em novembro, quando um consultor contratado foi à campo para apresentar o projeto nas vilas. Durante as reuniões, acontecerá a seleção dos participantes de cada comunidade.

Sobre a Buritirama Mineração

Produtora de manganês de alta qualidade, a Buritirama tem sólida posição no mercado nacional e internacional, fornecendo produtos em diversos segmentos como ferro-ligas, micronutrientes, ração animal e vegetal, baterias, entre outros. Acesse: https://www.buritirama.com/.