Buritirama Mineração reforça ações de combate à COVID-19 em Marabá

Empresa higieniza ruas da Vila União, disponibiliza profissionais de saúde para atendimento à população, além de distribuir itens de proteção à Secretaria de Saúde e às comunidades locais

A Buritirama Mineração, produtora de manganês localizada na Vila União (Marabá – PA), intensifica as ações de prevenção e combate ao novo coronavírus, em prol de seus colaboradores e habitantes da vila do entorno de sua operação. Além de doar 1.500 máscaras à Secretaria de Saúde de Marabá e cerca de 500 à Vila Santa Fé, à Vila Três Poderes e ao Conjunto Residencial Tiradentes, por meio de associações regionais e do vereador Mariozan Quintão, a empresa distribui informativos e vídeos de conscientização aos moradores e realiza a umectação das ruas da Vila União, via caminhão-pipa, com solução sanitizante indicada para conter o coronavírus.

Visando proteger as comunidades e ao mesmo tempo auxiliar na geração de renda, a Buritirama disponibilizará também 200 kits à Associação de Mulheres da Vila Santa Fé e à Associação de Moradores da Vila Três Poderes para confecção de máscaras por costureiras locais. A doação de itens de proteção também ocorreu em abril, quando a equipe de voluntários da Buritirama se mobilizou para levar aos moradores dois dos mais importantes itens de prevenção ao contágio da COVID-19. Os mais de 2.200 sabonetes arrecadados foram doados junto a outras cerca de 2.000 máscaras e informativos sobre os cuidados e recomendações de prevenção ao novo coronavírus. No total, 1.115 kits foram entregues nas vilas União, Três Poderes, Zé do Ônibus São José e Santa Fé, Capistrano de Abreu e São Raimundo.

Atendimento de saúde

O médico contratado pela Buritirama Mineração passa a ser disponibilizado 24 horas para suporte aos pacientes, além de orientar o enfermeiro da Vila União e disponibilizar um técnico de enfermagem para auxiliá-lo nos atendimentos. Este profissional de saúde auxilia a vila, conforme orientação apontada pelo posto de saúde local, atualmente como agente de saúde domiciliar.

Na região central de Marabá, a empresa disponibilizou R$ 3 milhões para a construção do Hospital de Campanha do município, inaugurado em 14 de abril no Centro de Convenções. A unidade possui 120 leitos, distribuídos em uma área de 4 mil metros quadrados, equipe multidisciplinar, medicações, material médico-hospitalar e equipamentos necessários para o tratamento dos pacientes. O hospital é um dos quatro erguidos no Estado, somando 720 leitos ao todo, em Marabá, Belém, Santarém e Breves.

“Agora, mais do que nunca, ajudar ao próximo tornou-se essencial, visando evitar o contágio e a disseminação do novo coronavírus na nossa região e ajudar quem mais precisa. O sentimento de solidariedade sempre esteve presente no DNA da equipe da Buritirama e estamos unindo esforços para que possamos nos proteger e contribuir com a segurança dos que estão ao nosso redor”, enfatiza Jorge Baptista, Diretor Administrativo e Recursos Humanos.

Apesar de a atividade mineral ser considerada essencial em tempos de pandemia, conforme decreto do Ministério de Minas e Energia (Nº 10.282 de 20/3/2020), uma vez que fornece insumo para as indústrias, a Buritirama decidiu paralisar suas atividades de lavra e beneficiamento por 15 dias, desde 11 de maio de 2020. Enquanto sua operação estava ativa, adotou rigorosas medidas de proteção em todas as suas unidades no Pará e no escritório em São Paulo.

Com base no Protocolo de Prevenção ao Contágio do Coronavírus, atualizado constantemente e com base nas orientações dos órgãos de saúde, as primeiras medidas foram a adoção de quarentena para colaboradores acima dos 60 anos e gestantes, disponibilização de máscaras e uso obrigatório delas, aferição diária de temperatura dos colaboradores, acompanhamento do quadro de saúde das equipes, acompanhamento domiciliar de sintomáticos pelos técnicos de enfermagem, triagem nos ônibus da vila, redução de passageiros no transporte para a empresa, adoção do distanciamento entre as poltronas, constante higienização dos ambientes de trabalho, além de medidas para evitar aglomerações, entre outras ações recomendadas.

“Estamos totalmente empenhados na proteção de nossos colaboradores e de seus familiares, orientando-os, inclusive, sobre a importância da adoção de todos os cuidados necessários, dentro e fora da empresa”, força Jorge Baptista.