Câmara de Parauapebas aprova Moção de Congratulação a guardas municipais por salvamento de bebês

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (5), a Moção de Congratulação nº 4/2024, proposta pelo vereador Léo Márcio (Pros), parabenizando a Guarda Municipal e agentes que atuaram em operações que salvaram a vida de três crianças.

Os agentes citados são: Luciene Lopes, Diones Rodrigues da Silva, Anderson Cardoso Oliveira, Flavio Rodrigues Fonseca, Lionicio de Jesus Souza, Rafaela Nascimento Silva, Antônio Carlos Trindade Filho, Elton Lima Bezerra e Aldeny Cantanhede Almeida. A ação dos guardas, segundo o vereador, foi fundamental para o salvamento de três crianças, em ações ocorridas em 2022, 2023 e 2024.

Léo Márcio relatou que, no dia 29 de fevereiro deste ano, por volta das 23 horas, a agente Luciene Lopes atendeu a ligação de uma avó que pedia ajuda para seu neto, que tinha somente 12 dias de vida e estava engasgado com leite materno. “Na ocasião, Luciene orientou a avó a realizar a manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros que consiste em aplicar pressão rápida e firme na parte superior do abdômen”.

Em outro caso semelhante, ocorrido no ano passado, uma mãe desesperada ligou para o telefone do Inspetor De Jesus, pedindo socorro, pois seu filho, que tinha somente um mês de vida, estava engasgado com leite materno e havia perdido a respiração.

“Na ocasião, o nobre inspetor designou os guardas municipais Diones Silva, Oliveira e Rodrigues a comparecer no endereço e, enquanto isso, De Jesus orientou a genitora a realizar a manobra de Heimlich, salvando a vida do bebê”.

E em 29 de março de 2022, uma equipe da Guarda Municipal, composta por Rafaela Nascimento Silva, Antônio Carlos Trindade Filho, Elton Lima Bezerra e Aldeny Cantanhede Almeida, salvou a vida de uma criança na Escola Girassol, utilizando também manobras específicas e técnicas de salvamento.

O vereador enfatizou que a homenagem é não somente para os agentes que atuaram diretamente no salvamento das crianças, mas também para toda Guarda Municipal, que atua “diuturnamente para garantir a segurança pública na cidade e está disposta a salvar vidas todos os dias. Parauapebas possui uma Guarda Municipal extremamente qualificada e dedicada ao bem servir”, concluiu o parlamentar.

Os demais vereadores parabenizaram Léo Márcio pela iniciativa e ressaltaram a importância de valorizar a Guarda Municipal, proporcionando boas condições de trabalho para os agentes. A Moção de Congratulação nº 4/2024 foi aprovada por unanimidade.

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo