Canaã mostra seu potencial turístico em congresso

Na noite da última sexta-feira (6), comunidade, servidores, empresários e gestores públicos participaram do Encontro Nacional de Turismo, realizado em Canaã dos Carajás, no auditório da Fenecan. Na oportunidade, palestrantes falaram da importância de um planejamento estratégico para atrair pessoas para suas regiões.

O evento teve a participação da prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, da secretaria de desenvolvimento econômico, Fernanda Ferreira, do secretário de turismo do município de Estreito-MA, Jackson Pereira, e do adjunto Lucrécio Filho, do secretário de inovação, desenvolvimento econômico e relações institucionais do município de Gramado-RS, Ike Koetz, e do CEO do evento de inovação Gramado Summit, Marcus Rossi.

Fernanda Ferreira abriu o evento e apresentouy ao público as atividades do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (FMDS). Criado em 2016, a iniciativa beneficiou 187 empreendimentos locais, com financiamento de baixo custo. “Nós queremos ver nosso município prosperar. Por isso, o município apoia negócios canaenses, na cidade e no campo. E o FMDS é um instrumento poderoso para apoiar o desenvolvimento sustentável do município.”, afirmou.

Contando sobre a experiência do principal município da serra gaúcha, Gramado, Ike Koetz, o gestor público explicou como a região de tornou um dos maiores polos turísticos da América Latina. “Foi a partir da nossa identidade que Gramado se desenvolveu. Temos uma comunidade vibrante, empresários que pensam a cidade e um Poder Público interessado em contribuir para o desenvolvimento.”, disse.

A experiência da região da Chapada das Mesas, no sul do Estado do Maranhão, foi contada por Jackson Pereira e Lucrécio Filho. Na apresentação, eles falaram como trabalham para tornar a localidade conhecida no país. Os gestores não pouparam elogios ao município de Canaã dos Carajás. “Me sinto privilegiado em ver a história acontecer em Canaã. Percebo aqui uma gestão responsável que pensa o turismo como propulsor do desenvolvimento dessa região.”, concluiu.

Concluindo o evento, a prefeita Josemira Gadelha mostrou aos presentes como a hiper migração para o município impacta os serviços de saúde e educação. “A mineração é uma atividade importante para nós, entretanto, os desafios são enormes.”, ratificou. Nesse sentido, a gestora apresentou os esforços municipais para atender as demandas socioeconômicas do presente e projetar a região para um futuro pós-mineração.

E o turismo apresenta-se como uma alternativa consistente para Canaã. Josemira mostrou a iniciativa Canaã de Braços Abertos, que estrutura os investimentos no seguimento: “Vamos focar no turismo da natureza, eventos e educacional. Portanto, temos projetos em andamento para a construção do nosso polo educacional, rota turística com diversas atrações e nossos espaços de eventos que vão atrair pessoas para a região.”, afirmou.

Ela também apresentou as obras de infraestrutura que vão transformar o município em um importante Hub logístico no sul do Pará. “Estamos avançando as obras de asfaltamento e duplicação de estradas que vão facilitar o escoamento da produção e temos o audacioso projeto do aeroporto. Serão R$200 milhões investidos para colocar Canaã num patamar muito superior.”, concluiu.

Fechando o evento o CEO do Gramado Summit, Marcus Rossi, mostrou como é fazer um dos maiores eventos de inovação da América Latina. Em sua passagem pelo município, não poupou elogios ao município. “É admirável ver o desenvolvimento de Canaã. Ver como estão se planejando é inspirador. Com certeza, os frutos virão.”, disse.