Casa da Cultura de Canaã dos Carajás recebe oficina do projeto Movimenta Pará

As aulas práticas da oficina de Direção de Arte, iniciativa patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, iniciam nesta segunda-feira, 25 de setembro.

 A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, no sudeste do estado, é palco de mais uma ação que contribui para o fortalecimento, crescimento e profissionalização do mercado cultural paraense. Desta vez, o espaço receberá, de 25 a 30 de setembro, a oficina de Direção de Arte destinada aos profissionais que atuam nos bastidores de uma produção cênica, como cenógrafos, cenotécnicos, maquiadores, figurinistas, aderecistas, dentre outros.

A oficina é uma realização do projeto Movimenta Pará e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Foram destinadas oito vagas aos artistas locais e todas preenchidas. Direção de Arte reúne ministrantes com grande experiência no segmento cultural paraense e nacional, como Fernanda Vianna, Rodolfo Vaz, Afonso Camargo e Carlos Nunes.

A proposta da oficina é envolver os participantes em aulas práticas e teóricas. As aulas presenciais acontecerão no período de 25 a 29 de setembro, das 19h às 22h, e no dia 30 de setembro, das 9h às 12h e 14h às 17h, na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, localizada na Rua das Esmeraldas, 141, bairro Jardim das Palmeiras.

Sobre a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Criado e mantido pela Vale, o espaço integra o Instituto Cultural Vale. A Casa da Cultura desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contação de histórias, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música, dança e teatro, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, teatro, canto, violão, flauta doce, musicalização e percussão tradicional paraense.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

Nos anos de 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org