Com práticas sustentáveis, Hospital 5 de Outubro conquista selo Green Kitchen

Selo internacional chancela a qualidade e a sustentabilidade do serviço de nutrição da unidade

O uso integral dos alimentos e o incentivo à alimentação saudável para usuários e colaboradores, foram algumas das práticas que levaram o Hospital 5 de Outubro, em Canaã dos Carajás (PA), a conquistar o selo internacional Green Kitchen para a sua cozinha.

Concedido anualmente pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Meio Ambiente (Fupam), o selo é um reconhecimento aos restaurantes que buscam aprimorar constantemente seu padrão de qualidade, garantindo além da satisfação do usuário, a utilização de alimentos orgânicos, de materiais naturais, reutilizados, reciclados ou certificados na produção. Tudo isso, devolvendo o mínimo de resíduos sólidos ao meio ambiente.

Para a coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Nathalia Lobato, a conquista reforça o comprometimento da unidade com a sustentabilidade, um dos valores fundamentais da Pró-Saúde, gestora do HCO. Atualmente, oito unidades gerenciadas pela entidade no país possuem o selo.

“São iniciativas que vão além de uma alimentação saudável para usuários, elas visam uma utilização consciente e sustentável dos recursos, colaborando para a perenidade da instituição”, explicou a nutricionista Lobato.

Dentre as ações que garantiram a conquista do selo para o hospital estão o preparo dos alimentos sem adição de produtos químicos e sem fritura, treinamento da equipe sobre a utilização de produtos orgânicos e a separação dos resíduos inorgânicos.

O diretor Hospitalar, Marcos Silveira, destacou o envolvimento da equipe do SND no processo de certificação Green Kitchen. “O selo chancela o trabalho que a Nutrição desenvolve dentro do Hospital 5 de Outubro ao longo dos anos. Nos dá credibilidade e traz êxito aos profissionais envolvidos no processo. É uma certificação importante para a Pró-Saúde, para o HCO, e para os colaboradores que se sentem valorizados”, pontuou.

O SND do Hospital 5 de Outubro possui cerca de 30 colaboradores, incluindo área operacional e nutricional. A equipe é integrada por copeiros, cozinheiros, auxiliares de cozinha, além de nutricionistas assistenciais e de produção.

Hospital 5 de Outubro 

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D. A unidade hospitalar é gerenciada desde 2006 pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país.

Possui estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em diversas especialidades.

Em fevereiro de 2019, a unidade foi certificada pelo Programa Nacional da Qualidade (PNQ), concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que reconhece a qualidade e segurança da assistência.

Fonte: Ascom – Hospital 5 de Outubro
Foto de Capa: Jorge Clésio