Comissão para acompanhamento da liberação de licença do Serra Leste é criada na Alepa

Foi aprovado nesta quarta-feira, 6, na Assembléia Legislativa do Pará (Alepa) a criação da comissão que vai acompanhar o andamento do processo de licenciamento ambiental da ampliação do projeto de mineração de ferro Serra Leste, em Curionópolis. O autor da indicação e presidente da comissão é o Deputado Estadual Eliel Faustino.

O assunto foi debatido por parlamentares que sensibilizaram com a situação do município que atualmente está com a produção mineral paralisada, devido a estagnação do processo de liberação da licença de expansão pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Desde junho, a população curionopolense realiza manifestações para chamar atenção do governo do estado para acelerar o processo diante da importância do projeto no município em relação a geração de emprego e renda.

Em outubro, mais uma manifestação foi realizada através de instituições representativas em busca de respostas por parte do Estado. A Audiência Pública ‘Serra Leste Já’, teve o apoio dos parlamentares Eliel Faustino, Hilton Aguiar, Toni Cunha, Delegado Caveira e o deputado Federal Hélio Leite. Ao prestigiar o evento em Curionópolis, assumiram um compromisso com o povo para levar a reivindicação ao Governador Helder.

Agora, a comissão ficará responsável por realizar audiências com o governador Helder e com o titular da Semas, Mauro Ó de Almeida para acompanhar o andamento do processo. A nova fase do projeto vai manter os 700 empregos atuais e gerar mais 1.500 empregos durante a implantação, posteriormente o projeto vai disponibilizar mais 200 vagas para a operação da mina.