Contrariando presidente, secretários convocam eleição na Câmara Municipal de Curionópolis

Um imbróglio entre os Legisladores iniciado em meados do ano passado sobre a eleição e posse da nova diretoria da Casa de Leis chegou ao seu ápice na tarde desta terça-feira dia 1º de janeiro de 2019, quando aconteceu a eleição da mesa diretora em que foi eleito como presidente o vereador Raimundo Nonato Holanda, o Nonato Maranhense do MDB.

A eleição ocorrida na tarde de hoje atendeu convocação do 1º e 2º Secretários da Casa, contrariando a Portaria 025/2018 publicada no portal da Câmara de Vereadores na qual o então presidente Francisco Aderbal – DEM cancela qualquer ato Eleitora antes do início do período Legislativo, visto que há um Liminar Judicial que atende a pedidos de anulação do processo eleitoral.

Confira no Portal da Câmara Municipal a Portaria que cancela o pleito eleitoral. CLIQUE AQUI.

Na Portaria o presidente ressalta a insegurança jurídica aos eleitos nesse pleito que contraria a Portaria 025/2018. No ato o presidente Aderbal afirma ainda que atende a parecer técnico e jurídico da Câmara Municipal.

Os vereadores Francisco ítalo – PTB que é 1º Secretário e Osmazir Junior – SD 2º secretário que convocaram a Eleição por meio da Portaria 026/2018 considerando não haver fato motivador para o cancelamento da Eleição.

Convocação dos Secretários
Nonato Maranhense, presidente eleito

O pleito eleitoral aconteceu com a ausência de quatro dos 11 vereadores. O voto foi secreto e dos sete vereadores presentes houve uma abstenção e seis votos favoráveis a chapa composta por Nonato Maranhense que tem como 1º Secretário o vereador Paulo Higíno – PSDB e 2º Secretário Osmazir Junior – SD.

Veja abaixo trechos da eleição ocorrida na tarde de hoje, 1º de janeiro.