Descoberto ouro em Serra Pelada e garimpeiros correm para o garimpo

Segundo moradores vila de Serra Pelada tem mão de obra para o projeto (foto: Anderson Souza)

A notícia da descoberta de uma nova área com ouro em Serra Pelada, município de Curionópolis, a 130 km de Marabá (PA), está atraindo muitos garimpeiros para o local. A área fica próxima à entrada do túnel de acesso construído e abandonado pela empresa canadense Colossus, que se instalou no local para explorar o ouro que está no fundo do lago formado com escavação do garimpo de Serra Pelada na década de 1980.

Segundo informações de moradores da Vila de Serra Pelada, na semana passada dez requeiros (pessoas que escavam terrenos em busca de ouro no local) descobriram um filão do minério na área, inclusive conseguiram extrair algumas pepitas próximo à superfície, e espalharam a notícia. No total, esse filão de ouro teria cinco quilômetros de extensão e estaria entre cinco e sete metros de profundidade.

A partir daí, iniciou-se uma nova corrida do ouro ao local. O terreno está sendo demarcado e no fim de semana se intensificou o número de pessoas que estão chegando à Serra Pelada para tentar a sorte de ‘bamburrar’ com a extração de metal precioso, como há 40 anos.

A área está sendo limpa e cada um que chega vai demarcando um pedaço para explorar. A medida é de dois metros de largura por três metros de comprimento para cada um. No mês passado, já tinham sido registradas mais de mil pessoas no local, segundo um morador.

Uma empresa de Marabá estaria negociando com os garimpeiros para explorar a área com o uso de maquinário em áreas mais profundas. A oferta estaria em 40% do que for explorado para os garimpeiros e 60% para a empresa, mas, segundo fontes, ainda não houve acordo.

A Polícia Militar esteve no local, mas fez apenas registros fotográficos da movimentação na área. A Vale, proprietária de parte da área onde desenvolve o projeto Serra Leste, não se manifestou se tomará providências contra a exploração do local. As informações são do jornal Folha do Progresso.