Em coletiva de imprensa prefeito fala sobre obras importantes e dos 31 anos de Curionópolis

Obras de recuperação da estrada de Serra Pelada

O período festivo será oportuno para o lançamento de obras que serão retomadas ou iniciadas no município. Dentre as obras retomadas pós período chuvoso, estão a operação tapa buracos que já vem acontecendo em várias vias públicas do centro urbano. O prefeito informou ainda que Serra Pelada também receberá mais asfalto e terá em breve água encanada nas torneiras.

Ainda para o distrito mineral está prevista a construção do Posto de Saúde para facilitar às pessoas da comunidade que buscam atendimento médico. O prefeito anunciou também a edificação da subprefeitura, espaço que irá facilitar o acesso da comunidade com a gestão municipal.

No centro urbano estão sendo reformadas duas quadras esportivas, uma de Futsal em frente ao Teatro Municipal e outra que era de areia e passará a ser de gramado sintético ao lado da Vigilância Sanitária. “No município ainda vamos levar asfalto ao bairro Chamonlandia e dar às famílias que moram ali dignidade de verdade e uma melhor qualidade de vida”, se comprometeu o prefeito.

Tapa-buracos no centro urbano

Outra obra importante que está em andamento é do Mercado Municipal, que segundo o gestor atenderá uma antiga demanda da comunidade e facilitará a comercialização de produtos agrícolas produzidos município. Quando perguntado sobre os rejeitos da comercialização uma vez que a obra será no centro da cidade o prefeito Adonei Aguiar afirmou: “O projeto contempla a coleta dos refeitos tanto liquido quanto sólido, portanto não haverá impacto para a vizinhança e o local atenderá as exigências sanitárias”.

Sobre o Hospital Municipal Adonei explicou que o atraso no funcionamento se deu por burocracias nos processos licitatórios já que nesse caso não depende unicamente do município pois depende de padrões do Governo Federal: “Mas todo esse processo está sendo resolvido e até julho temos convicção que a nova e moderna estrutura do hospital estará em funcionamento”. Dois equipamentos importantes já estão no município, um moderno aparelho de Raio X e um aparelho de Ultrassonografia que está em uso em um posto de saúde.

Na oportunidade dois tópicos importantes vieram à tona, sendo a manutenção da estrada de Serra Pelada e a Licença do Serra Leste. Sobre a estrada o prefeito afirmou que a força tarefa para melhorar a trafegabilidade irá ganhar força nesse segundo semestre com o fim das chuvas, ação que já vem sendo desenvolvida.

Já sobre a Licença do Serra Leste o prefeito fez questão de lembrar que não se trata de questões políticas: “Esse é um entrave técnico que parte das condicionantes, dentre elas está a estrada de Serra Pelada, também de responsabilidade de Vale uma vez que a mineradora faz uso ativo da via para transporte de equipamentos e funcionários”, comentou o prefeito.

Adonei Aguiar ainda lembrou o momento que esteve com Governador Helder onde reforçou a importância do projeto, não só para o município que vem sofrendo com a queda na geração de emprego e renda, mas para todo Estado para se ter uma ideia, em 2015 segundo o SIMINERAL, 84,3% das exportações do Pará correspondiam às Indústrias de Mineração e Transformação Mineral. “Então vemos que a mineração é importante e que entreves políticos não estão sendo e nem devem ser mais importantes que o desenvolvimento econômico e social”, disse Adonei.

O prefeito ainda falou de Serra Pelada que terá festa de aniversário própria dia 12 de dezembro quando completará 40 anos desde sua descoberta. “Faremos lá uma programação especifica e pretendemos lançar o museu do ouro”, disse Adonei.

Por fim Adonei Aguiar fez o convite a toda região que prestigie as festividades de 31 anos do município com atrações nacionais atendendo a todos os públicos com show católico, gospel e secular. Além de Cavalgada e Motocross.